Previsão
O umuaramense que estava torcendo para o frio ir embora,, terá que esperar mais um pouco. As temperaturas começam a cair com a previsão de pancadas de chuvas para está terça-feira (27) em Umuarama. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a madrugada de quinta-feira (29) para sexta-feira (30) será o ápice do frio desta semana, com temperaturas entre 1ºC a 2ºC na Capital da Amizade.
Ainda conforme o Simepar, uma frente fria começou avançar mais ao sul do país na segunda-feira (26) e a partir desta terça-feira o deslocamento de nuvens carregadas começam a mudar o tempo no Paraná. Ao longo do dia o avanço da frente fria começa a derrubar as temperaturas e há possibilidade de setores a oeste e sul do estado registrarem os menores valores de temperatura no dia. A madrugada de terça para quinta-feira deve ser gelada.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), frente fria está prevista para os três estados da Região Sul e também deverá atingir o sul do Mato Grosso do Sul; no Sudeste (leste de São Paulo com maiores volumes), sul de Minas Gerais, e na sequência o Rio de Janeiro e Espírito Santo. A persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -8°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C entre os dias 28 e 31, continua sendo o grande diferencial dessa massa de ar frio.
Para Umuarama, os dias começam frio com temperatura entre 1ºC a 5ºC na quinta-feira (29) e sexta-feira (30). A previsão para Capital da Amizade ainda mostra que as temperaturas mais baixas devem permanecer na região até o dia 5 de agosto.
O Governo do Estado está se mobilizando para atender a população durante a massa de ar polar que começa a chegar ao Paraná hoje. Diferentes secretarias criaram um plano de contingência, coordenado pela Defesa Civil do Paraná, para atuar na prevenção, reforçando os cuidados com a população mais vulnerável.
“O Governo do Estado está monitorando constantemente o avanço dessa onda de frio para amenizar os seus efeitos”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva. “A Defesa Civil está mobilizada e em contato frequente com o Simepar para antecipar cenários e medidas de combate à possibilidade de um frio rigoroso”.
Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, haverá uma queda acentuada das temperaturas, com uma variação grande após a massa de ar quente que passou pelo Estado. “Teremos três dias de frio com forte intensidade e dias gelados, com previsão de mínimas negativas nas regiões de General Carneiro e Palmas”, afirmou.
A Defesa Civil do Paraná, contudo, reforça que não há necessidade de pânico. O monitoramento diário feito pelo órgão indica que as temperaturas acompanharão invernos anteriores. Na Região Metropolitana de Curitiba, Norte e Oeste, por exemplo, há previsão de valores oscilando entre 0°C e -3°C. No Litoral deve chegar a 5ºC. “Estamos acompanhando as informações meteorológicas constantemente e os modelos indicam que será frio, mas não tão intenso como algumas previsões que circulam por aí. Não teremos -10ºC, -12ºC. Será tudo dentro do padrão de um inverno mais rigoroso no Paraná”, destacou o chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.