Tempo
A chuva chegou em Umuarama desde o último domingo (20) e com ela as temperaturas altas deram uma trégua para os umuaramenses. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a partir desta terça-feira (22) os termômetros devem registar temperaturas mínimas entre 18ºC a 15ºC no período da manhã.
Durante a terça-feira a instabilidade atmosférica diminui em grande parte do Paraná. Segundo o site do Simepar, ainda chove nas áreas mais ao norte e leste do Estado, porém com menor intensidade. Ainda segundo os meteorologistas do Simepar, o sol volta a predominar entre os setores do Noroeste, Oeste e Sudoeste, com gradual elevação das temperaturas.
As chuvas que iniciaram no domingo também deram esperança para os produtores rurais da região. Estamos no período do plantio da soja e conforme o Departamento de Economia Rural (Deral) de Secretaria Estadual de Agricultura, apenas 30% da safra havia sido plantada. Sendo que no ano passado, no mesmo período, a região já tinha plantado 90% da soja.
Ainda segundo o Deral, parte da soja que foi plantada tera que ser replantada pela falta de chuvas. A previsão é para que a chuva volte a cair nos próximos dias diminuindo os episódios de seca.
Dentro das previsões do Simepar, o prognóstico climático para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2019 no Paraná é para temperaturas com valores próximos ou acima da média histórica. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas.
O regime das chuvas no Estado do Paraná ao longo da primavera acompanhará o comportamento médio histórico, exceto no mês de outubro, que no início registrou chuva abaixo da climatologia. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da climatologia da estação. Contudo, a previsibilidade desses fenômenos é de horas a alguns dias.