Umuarama

Saúde

Tatuagem ajuda pessoas com alergias e doenças crônicas

13/01/2020 10H06

tatuagem-de-segurança-umuarama

A cada dia as tatuagens estão mais estampadas nas pessoas e para muitos, cada marca representa um momento da vida. Mas a arte vai além e agora também ajuda pessoas no setor da saúde. Em Umuarama, o tatuador José Alexandre Brito de Andrade lançou um projeto de fazer, gratuitamente, uma tatuagem de segurança por semana até o fim do ano em pessoas com alergias e doenças.

A tatuagem de segurança ressalta na pele da pessoa uma doença crônica ou alergias que podem promover riscos à saúde. Como no caso do umuaramense Danilo Correia Nonato, 27 anos, que tatuou no seu braço “Diabetes Tipo 1”. Desta forma, a tatuagem se transforma em uma alerta para a pessoa que, por um acaso, encontrar Danilo passando mal devido à doença.

“Há 15 anos sou diabético e a doença promove algumas alterações no corpo e as pessoas que não conhecem não entendem. Com a tatuagem de segurança, quem presenciar um possível desmaio ou pane do meu organismo vai entender que tenho diabetes. Não vai pensar que estou bêbado ou sobe efeito de outras substâncias, pois a doença promove sintomas como se fosse uma pane do sistema”, explicou Danilo.

umuarama-tatuagem-preço

Essa foi a primeira tatuagem de Nonato e para o entrevistado, a ação do tatuador José Alexandre é muito importante. “Além de alertar pessoas que não conhecem os sintomas da diabetes, esse tipo de tatuagem ajuda os profissionais da saúde na hora do atendimento. O médico ou enfermeiro que ver essa tatuagem no meu braço vai saber quais os procedimentos devem ser tomados, perante uma crise. Isso qualifica e agiliza o atendimento. A tatuagem de segurança é um alerta”, ressaltou Nonato.

tatuagem-holy-ink-umuarama

PROJETO

Segundo o tatuador de Umuarama, José Alexandre, a ideia veio após uma cliente procurar seu estúdio para fazer uma tatuagem de segurança. “Em uma situação, essa cliente passou mal por um tipo de alergia a um medicamento e desmaio na rua. Ela foi atendida pelo Samu. Achei interessante a ideia e percebi que eu poderia ajudar de alguma forma a sociedade com meu trabalho”, ressaltou o entrevistado.

Andrade vai fazer uma tatuagem de segurança grátis por semana até o fim do ano e para isso ela vai estudar o caso de cada pessoa, que procurar o estúdio Holy Ink ou suas redes sociais. “Acredito que podemos devolver para sociedade o bem que ela nos proporciona e ajudar essas pessoas com o meu trabalho é muito importante para mim”, finalizou.