Dr. Eliseu Auth

28/12/2021

Tarefas para bem governar

27/12/2021 20H32

Jornal Ilustrado - Tarefas para bem governar

Eliseu Auth

Está chegando 2022, um ano decisivo para a humanidade e para a nosso futuro. Aqui vamos escolher os novos governantes da república. E para isso, temos que colocar no voto o Brasil que queremos. Povos e nações se batem e debatem contra desafios globais como o clima do planeta, a fome e a paz. São questões vitais que vêm acompanhadas da defesa da democracia num mundo minimamente civilizado. Lá atrás, não havia aquecimento do planeta e hoje é o maior dos nossos problemas, se pensarmos em sobreviver.

Fiquei conjeturando com meus botões sobre o que refletir com o ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado”, dando-lhe forma, sentido e razão de ser. Afinal, o espaço que o Ilídio me oferece, tem que ser útil para quem me dá a honra da leitura. Escrever por escrever, nunca! Que ele sirva para juntar, formar e amalgamar princípios que nos guiem na estrada da vida.

Lembrei que vamos escolher novos governantes e botei como título “Princípios para governar”, inscrevendo que nossa escolha precisa olhar quais são as idéias, convicções, métodos e interesses daqueles que se apresentam para nos governar. Há que perguntar: Queremos o quê, com o nosso voto? Se desejamos o bem das pessoas, que haja dignidade para elas, sem discriminação ou exclusão social. Há que ter políticas públicas no campo social e no acesso de todos à educação. De minha parte, quero ver o perfil ideológico. Como detesto os extremismos, quero um democrata que respeite a Constituição e as leis. Nunca quem ataca os poderes da república e as suas instituições. São eles e elas que nos defendem dos tiranos.

Tudo isso é importante, mas nada é mais importante que garantir a vida no planeta. Não pode ter nosso voto quem destrói o eco-sistema, incentivando a queima, derrubada e grilagem das nossas florestas. Já estamos desesperados com uma seca terrível. Sem a Amazônia, os efeitos climáticos serão devastadores. A cobiça de mercenários não pode negociar o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiamos da polarização raivosa e nos unamos pela democracia, contra a desigualdade social e pela preservação do nosso patrimônio ambiental. Isso também são tarefas para bem governar.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).