Operação Venatio XII

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná, deflagrou a Operação Venatio XII para combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil. O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência no município de Umuarama, onde reside o principal investigado.
Durante as investigações, a PF constatou que o suspeito, morador de Umuarama, adquiriu, armazenou e manteve em seus dispositivos eletrônicos inúmeros arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, material que teria sido acumulado ao longo dos últimos anos.
No momento do cumprimento da ordem judicial, foram encontrados arquivos suficientes para caracterizar o flagrante, e o investigado foi imediatamente preso. Ele permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Federal reforça que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a expressão adequada — adotada internacionalmente — é abuso ou violência sexual de crianças e adolescentes, nomenclatura que evidencia a gravidade e a violência desses crimes.

A PF também alerta pais e responsáveis sobre a importância do acompanhamento constante da vida digital de crianças e adolescentes. Manter diálogo aberto, orientar sobre riscos on-line, monitorar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças de comportamento são medidas essenciais para prevenção. É fundamental que crianças e adolescentes saibam como agir diante de contatos inadequados e sintam-se seguros para pedir ajuda.
A Delegacia da Polícia Federal em Guaíra permanece disponível para receber denúncias, inclusive de forma anônima, por meio de seus canais oficiais.Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Telefone: (44) 3642-9100