Umuarama

Saúde

Surto de dengue já atinge cinco regiões onde vivem cerca de 30 mil umuaramenses

18/04/2022 10H44

Jornal Ilustrado - Surto de dengue já atinge cinco regiões onde vivem cerca de 30 mil umuaramenses

Em razão do feriado de Sexta-Feira Santa, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Umuarama antecipou para quinta-feira, 14, a atualização do boletim semanal de acompanhamento da dengue e os dados mantém a situação de alerta na cidade. Desde o último domingo foram confirmados mais 55 casos da doença, elevando o acumulado desde ano epidemiológico para 402.

Durante esta semana foram registradas mais 169 notificações, que agora somam 966 – das quais 564 foram descartadas e 18 suspeitas seguem em investigação. Foram anunciados também dois casos de dengue com sinais de alarme (DSA) e não houve registro de morte causada pela doença, desde 1º de agosto do ano passado.

Os bairros da cidade com casos positivos agora são 73 (eram 68 no último boletim) e as regiões de cinco unidades básicas de saúde – onde vivem 31 mil pessoas – estão em surto de dengue: Centro de Saúde Escola, com 146 casos; Jardim Panorama, com 61; Posto de Saúde Central, com 32; Guarani/Anchieta, com 30; e Jardim Cruzeiro, com 29 pessoas positivadas.

Outras localidades estão em situação de alerta – 26 de Junho, Cidade Alta, Jabuticabeiras, Jardim União, Jardim Lisboa, Ouro Branco, Primeiro de Maio, San Remo, Sonho Meu, Vitória Régia e a Zona Rural, onde já foram confirmados oito casos. Com baixa incidência de dengue estão das unidades de saúde Bem-Estar, Industrial, São Cristóvão e o povoado de Nova Jerusalém.

Os números estão se agravando apesar dos esforços realizados pelas equipes de combate a endemias do município, na eliminação de focos e de eventuais criadouros do mosquito da dengue nos bairros onde com maior infestação, além da Operação Bairro Limpo, que já recolheu mais de 200 toneladas de resíduos nos bairros Sonho Meu, Cândido Portinari e Belo Monte.

“Precisamos do apoio da população. Cada morador deve cuidar do seu quintal, fazer vistorias semanais e eliminar materiais que possam acumular água. A dengue é um desafio que só pode ser vencido com o esforço de todos, do contrário teremos de enfrentar novamente uma epidemia da doença que pode ter saldo trágico”, alertou o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.