ATO SOLIDÁRIO
Os alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná (PMPR) promoveram neste mês uma ação diferente e foram até a Unidade de Coleta e Transfusão do Hemonúcleo (HN) para doação de sangue.
A iniciativa aconteceu em Umuarama, no Noroeste do Estado, e abrangerá todos os formandos das forças de segurança pública. Eles estão em treinamento em todas as regiões do Paraná. A ação solidaria também contou com a equipe da coordenação da escola do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Os voluntários foram cadastrados no sistema, responderam a um questionário e passaram por uma triagem clínica, os quais antecederam a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue por pessoa. A ação de doação neste momento visa aumentar o estoque de sangue disponível no hemocentro, que sofre com a baixa de reserva principalmente nesta época do ano.
O Curso de Formação de Praças, iniciado em agosto, é destinado aos mais de 2.600 candidatos aprovados no concurso público iniciado em 2020. Todo o treinamento tem duração de dez meses, contando com 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, entre outras, visando a capacitação dos profissionais para o exercício da atividade policial militar.
Além do curso de formação dos mais de 2.600 soldados da PMPR, estão em andamento também o curso de formação de 426 soldados do Corpo de Bombeiros e o Curso de Formação de Oficiais, com 264 cadetes da Polícia Militar e 57 cadetes do Corpo de Bombeiros.