Umuarama

Infraestrutura

Sol castiga usuários do transporte público e prefeitura licita 60 pontos com abrigo

27/01/2019 13H48

ponto-sem-abrigo-umuarama

Com Umuarama apresentando sensação térmica beirando os 40 ºC, usuários do transporte público estão sofrendo em algumas localidades das cidades, pois os pontos estão sem abrigo. Segundo a Prefeitura, uma licitação está em processo para aquisição e construção de 60 pontos de ônibus com abrigo. O leilão agora segue para abertura de envelopes das concorrentes, visando avaliar as propostas de preço e construção dos pontos.

Orenita de Oliveira mora no Parque 1º de Maio e trabalha há 17 anos em uma residência no Parque Alphaville, e segundo a entrevistada, ao longo destes anos ela utiliza o transporte público para fazer o percurso de casa para o trabalho.

Conforme Orenita, os pontos de ônibus da rua Curió que margeia o Jardim Cruzeiro até Parque Bandeirantes, paralela com a rodovia PR-482, não contam com abrigos o que dificulta a vida de quem utiliza o transporte público.

“Agora que cheguei na terceira idade consegui o passe livre, mas foram anos pagando circular. Com esse sol não tem como ficar aqui no ponto e no dia de chuva temos que nos abrigar nas empresas aqui perto. Antes o ponto era na rodovia, agora mudou para cá”, disse.

A situação é a mesma de Ilma Cristina Barbosa. Moradora do Jabuticabeiras, ela trabalha no Parque Bandeirantes e todos os dias utilizam o transporte público. “Todos os dias estamos aqui nesses pontos para esperar o ônibus, se tem chuva precisamos ficar de guarda-chuva ou procurar se abrigar como der para não ficar toda molhada. O problema dos últimos dias é o sol, que está queimando a pele”, ressaltou.

Solução

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Umuarama, algumas mudanças foram necessárias para melhorar a circulação dos ônibus da Viação Umuarama.

Como na linha que passava pela PR-482, onde o ponto não oferecia segurança para os usuários do serviço. Naquela localidade não havia zona de recuo para o estacionamento do carro, levando perigo na hora do embarque e desembarque dos passageiros.

Na questão dos pontos, a administração municipal ainda frisou que 60 novos pontos de ônibus com abrigo estão sendo licitados. O processo teria demorado pois houve recurso, porém, na última semana ocorreu a abertura dos envelopes com as propostas de preço para contratação da empresa e início das obras.