Informação
O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, recebeu em seu gabinete na manhã de segunda-feira (1) representantes da Sociedade Civil Organizada de Umuarama (Sociou). O encontro foi realizado com o objetivo de buscar meios para proporcionar transparência à comunidade de Umuarama, em relação aos dados da covid-19. Também foi debatido a questão de leitos hospitalares destinados exclusivamente a doença transmitida pelo novo Coronavírus.
O presidente da Sociou, Bruno de Oliveira, levou para mesa de discussão a discrepância em relação com a situação que a covid-19 vem trazendo para o município de Umuarama e região e o que vem sendo repassado em boletins diários. Para o presidente, as informações à população precisam proporcionar mais objetividade e clareza, como é o caso das classificações das bandeiras e das vagas de leitos.
Ainda segundo Oliveira, é essencial maior transparência sobre gastos com a saúde, dados de vacinas, infectados e entre outros itens, com o intuito de evitar medidas restritivas e que poderiam ter impactos em outros setores da sociedade. “Existe a necessidade de mais acessibilidade e transparência de microdados sobre gastos com a saúde, vacinas, infectados, para não apenas propiciar análises científicas locais, mas também, auditar a gestão e evitar desmandos como o recente ocorrido. Para isso, sugerimos um portal unificado de informações”, disse.
Os membros da sociedade ainda pediram maior integração entre o Estado e o Município em relação as informações de acessibilidade a dados, não só da covid-19, mas da saúde em geral.
Perante as pautas elencadas para a administração municipal, a Sociou – que é composta de representantes das Universidades instaladas em Umuarama e representantes de demais setores – levou a proposta de colocar à disposição do município as tecnologias das universidades. Desta forma, por meio dos alunos e pesquisadores, em parceria com as Secretarias Municipais e da 12ª Regional de Saúde, manter a comunidade informada e a doença em um patamar razoável.
“A Sociou tem como membros médicos infectologistas que lidam diretamente com a pandemia, e esses têm acesso a informações que demonstram discrepância de dados no boletim diário de Umuarama”.
O prefeito, Hermes Pimentel, agradeceu a disposição da Sociou, principalmente em promover parcerias, e pediu a Secretaria Municipal de Saúde que adequasse essas informações para melhor compreensão da população. “Precisamos da comunidade trabalhando e pensando melhorias da cidade e estamos aqui para escutar. Os responsáveis por tais informações participaram da reunião e vão atender a demanda, afinal é obrigação a publicidade e informação sobre o trabalho feito”, disse.
O Secretário Municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva, disse que o COE está sendo reestruturado e junto com o servidor Rafael Barros do Departamento de Dados do Município de Umuarama, fará as adequações de informações. O secretário ressaltou que o município enfrentou problemas em relação aos dados, após o aplicativo Conecte SUS do Ministério da Saúde sofrer dois ataques hackers.
A diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, informou que está a disposição e disposta para trabalhar em conjunto em prol da informação. Viviane ainda ressaltou sobre as questões de leitos covid-19 e como o governo estadual vem realizando as aberturas.
Na reunião participaram do prefeito municipal, Hermes Pimentel, o secretário Municipal de Saúde, Herisson Cleik, a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herreira, a secretária de Administração, Sara Urbano, a coordenadora do curso de Médicina da Unipar, Maria Helena Diegues, o empresário Clovis Bruno Filho, o presidente da Sociu, Bruno Oliveira, e representantes do setor de Tecnologia e Saúde do Município.