Saúde
O número de pessoas com suspeita de coronavírus em Umuarama aumentou para cinco na manhã desta terça-feira, 17. Nenhum caso foi confirmado até o momento.
Além da paciente que já está em isolamento domiciliar desde a última semana, após regressar dos Estados Unidos com sintomas de uma síndrome gripal, o Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia recebeu mais quatro pessoas com sintomas semelhantes na tarde de segunda-feira, 16. Elas foram levadas ao Hospital Uopeccan – referência do município para acompanhamento do coronavírus – e realizaram exames na manhã desta terça.
Como o quadro de saúde é estável, foi recomendado o isolamento domiciliar com monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Um casal esteve no Paraguai e outro casal chegou da Itália com tosse, febre e mal estar. Até as 12h desta terça, portanto, Umuarama contava com cinco notificações de casos suspeitos e por enquanto nenhuma confirmação. Todos os pacientes estão medicados e isolados em suas residências, para evitar contato com outras pessoas.
Além desses, há informação de que uma adolescente de 16 anos de uma cidade da região procurou atendimento direto no Uopeccan, porém este caso está sendo acompanhado pela Regional de Saúde.
A secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, orienta que a população deve reforçar os cuidados preventivos e, em caso de sintomas leves – como de uma gripe –, permanecer em isolamento domiciliar. Apenas se o quadro se agravar, devem procurar as unidades de saúde.
“Está ocorrendo muita desinformação e pessoas sem sintomas tem procurado o PA24h e as UBS para saber mais sobre o coronavírus, o que tem tumultuado o atendimento. Quem tiver dúvida pode telefonar para a sua unidade de referência ou diretamente à Secretaria de Saúde, que será orientado”, explicou Cecília. Também não é recomendado procurar os laboratórios para realizar exames se não houver sintomas claros ou indicação médica.
Existe muita informação em fontes confiáveis da internet, como a Secretaria Municipal da Saúde (R. Ministro Oliveira Salazar, 4253, fone 3639-1900), o Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) e a Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.pr.gov.br), que podem ser consultados, bem como profissionais de saúde de confiança. “A situação pode se complicar se houver pânico. Devemos tomar muito cuidado com as informações que compartilhamos”, orientou a secretária Cecília Cividini.
A prevenção é fundamental para conter o avanço do vírus Covid-19. A Secretaria da Saúde lançou o site www.coronavirus.pr.gov.br com métodos de prevenção para evitar a propagação do vírus e tranquilizar a população. O aplicativo Coronavírus-SUS (para celular) também traz dicas e a localização da unidade de saúde mais próxima do usuário.
Para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas lave as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpe os objetos manuseados com gel; mantenha os ambientes ventilados e arejados; e ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável. Máscaras devem ser utilizadas apenas por quem apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.
Não compartilhe objetos pessoais (toalhas, talheres, canetas e celulares); não toque o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos; e não cumprimente as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções (gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro). O vírus também pode se disseminar pelo contato com objetos ou superfícies contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres e notas de dinheiro.
As escolas estaduais vão seguir as orientações do governo do estadual e paralisar as atividades na sexta-feira (20), algumas escolas particulares também seguem a orientação, mas o Alfa de Umuarama e Sapiens já paralisaram as aulas. A Universidade Paranaense (Unipar) também suspendeu as atividades ontem. Nas escolas municipais o comparecimento dos alunos hoje é amanhã é facultativo, as escolas também interrompem as atividades no dia 20.