licitação
Umuarama – A partir de hoje (21) até o dia 31 de janeiro de 2023 empresas interessadas podem apresentar suas propostas para participar da licitação referente a construção da casa de custódia que será instalada na Estrada Canelinha, na região do São Cristóvão, em Umuarama.
O edital de licitação foi publicado na quinta-feira (16) pela Paraná Edificações. Com capacidade prevista para abrigar até 752 detentos provisórios, a obra prevê investimento de R$ 43.332,448,95.
Os moradores desde o início se posicionaram contra a instalação do empreendimento no bairro e acreditam que a rotina da comunidade será mudada e para pior. A região abriga cinco bairros e agrega uma população com cerca de 4 mil habitantes, que acreditam no fim do sossego e da segurança por conta da casa de custódia.
O presidente da Associação dos Moradores, Jean Carlos Felipe, o Jeje, lembrou que há apenas duas entradas no bairro, ligadas a cidade por pontes estreitas. “O fluxo de veículos, principalmente de viaturas, vai aumentar e nós não temos estrutura para isso. Sem contar que o terreno onde será construída a obra fica praticamente em frente aos bairros Jardim Real e Nova América e ao lado de uma subestação da Copel”, explicou.
Ele salientou que nos últimos três anos toda a comunidade buscou alternativas junto a administração municipal e estadual para conseguir que a obra fosse realizada em outro imóvel. “Não somos contra a construção, mas não queremos que ela seja feita em bairros. Tem que ser em um local afastado da comunidade. Chegamos a ir até Curitiba e falamos com o secretário de Segurança Pública, mas não adiantou. Nos faltou apoio político”, lamentou Jeje.