Cotidiano

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Sistema integrado de informática facilita identificação de veículos infratores

11/09/2018 17H47

blitz da Guarda Municipal e Polícia Militar na Praça Anchieta
O PDA, ou talonário eletrônico permite que os guardas tenham acesso ao extrato do veículo em poucos segundos

Na palma da mão! Em poucos segundos os guardas municipais têm acesso a todo o extrato dos veículos em circulação nas ruas de Umuarama. Essa facilidade está sendo utilizada nas blitzes que estão ocorrendo desde a semana passada na cidade.

Na tarde de terça-feira (11), a fiscalização feita em parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar foi na Praça Anchieta, abordou 106 veículos, e resultou na apreensão de quatro motocicletas em pouco mais de uma hora de fiscalização.

 

“Com o PDA conseguimos saber em poucos segundos todo o histórico do veículo, se tem pendências ou não. Com isso ganhamos agilidade e economia no trabalho e faz com que o percentual de erro em notificações seja de menos de 1%”, salientou o inspetor de trânsito da GM, Thiago Mota Neri. Antes da adoção do sistema, o índice de erros em notificações chegava a 35%.

O sistema, que funciona online e offline, tem um banco de dados com mais de 8 milhões de placas de veículos.

“O sistema também é uma segurança para o condutor, pois nos permite tirar fotos e assegurar que o que consta na notificação é realmente a situação do veículo. Sem contar que se houver erros o próprio sistema aponta e não permite a emissão da multa. Não temos a intenção de ter uma ‘fábrica de multas’. O ideal é que os condutores estejam em situação regular”, salientou o diretor da GM, Valdiney Rissatto.