Umuarama

CONVENÇÃO COLETIVA

Sindicatos do comércio definem abertura para a Natal e reajuste de 9,9% no salário

17/08/2021 14H51

comercio_aberto_umuarama

O acordo coletivo do comércio de Umuarama para o ano de 2021 e 2022, o qual estabelece as regras nas relações de trabalho, foi firmado no último dia 4 deste mês entre os sindicatos que representam a classe. A nova convenção prevê reajuste de 9,9% para os trabalhadores do comércio de Umuarama e demais municípios da base territorial do Sindecomu.

O reajuste aos salários fixos é retroativo ao mês de junho. A Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) também rege os horários da jornada do trabalho e valores pagos aos trabalhadores, para empresas que pretendem abrir nos dois primeiros sábados de cada mês ou para os empresários que vão abrir todos os sábados do mês. Trabalhos em feriados também seguem as normas da convenção, que pode ser lida no site do Sindecomu: www.sindecomu.com.br/.

Para o período natalino, quando o atendimento das lojas se estendem até 22 horas, ficou definido que o comércio inicia seu funcionamento em horário estendido no dia 13 de dezembro. Desta forma ficou estipulado: funcionamento até as 22h do dia 13 até o dia 17 e do dia 20 até o dia 23. No domingo dia 19 de dezembro o atendimento ao público começa às 9h até as 17h. Na véspera do Natal (dia 24) o funcionamento das empresas fica das 9h às 17h.

Datas especiais

Além do Natal, a CCT normatiza o trabalho em datas especiais, em que as empresas funcionam até as 22h. Sendo elas na véspera dos Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Umuarama Liquida e Black Friday.

Conquista

Além do reajuste salarial, uma conquista para a classe trabalhadora foi a obrigatoriedade de colocação de assentos que assegurem postura correta e capaz de evitar possíveis lesões, sempre que a execução do trabalho exija ficar sentado.

Entre as melhores

Publicado desde 2014 pela Revista Exame, o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, da Consultoria Urban Systems, avalia por meio de dados e indicadores as cidades com mais de 100 mil habitantes do país, para identificar as que possuem melhores oportunidades de investimentos para o setor privado. E em dezembro de 2020 Umuarama obteve destaque nacional, aparecendo bem situada em quatro dos seis segmentos avaliados, entre eles o comércio.