Umuarama

DIA DOS PAIS

Sindicato protocola pedido para abertura do comércio até 17 horas no sábado

04/08/2020 09H04

comercio_dia_dos_pais_umuarama

Visando as vendas do Dias dos Pais, comemorado no domingo (9), e a recuperação econômica das lojas de Umuarama, o Sindicato Patronal do Comércio protocolou, na tarde de segunda-feira(4), na Prefeitura de Umuarama um pedido de flexibilização dos decretos de prevenção ao coronavírus. O texto requisita a possibilidade da abertura das lojas no primeiro sábado de cada mês até as 17 h, começando no dia 8.

Conforme o primeiro-secretário do Sindicato, Edgardo Veloso, a abertura no sábado até as 17 h desafogaria o fluxo de pessoas, uma vez que os empresários já seguem as normas de limitação de clientes dentro das lojas e organização de fila. Além disso, os empresários poderiam trabalhar a divulgação dos produtos de forma manter o consumidor na cidade. “Os empresários de Umuarama estão seguindo a risca as normativas de proteção aos clientes e aos trabalhadores impostas pelas legislações municipais e estaduais”, ressaltou.

Ainda segundo Veloso, a data do Dia dos Pais tem relevância para determinados setores varejistas de Umuarama. “A limitação vigente causa prejuízo para empresários e trabalhadores que estão lutando para manter as empresas abertas, gerando emprego e renda”, disse.

comercio_dia_dos_pais

ENTREVISTA

Na última semana, em entrevista ao programa Aragão Filho, na Rádio Inconfidência, o prefeito Celso Pozzobom disse que, se os números de contaminados pelo novo coronavírus continuarem recuando em Umuarama é possível que a feira livre, os mercados, açougues, restaurantes e outras atividades a serem definidas tenham autorização para trabalhar também aos domingos e a partir do domingo (9) – Dia dos Pais. A decisão ainda não está oficializada, vai depender da avaliação no meio da próxima semana.

O prefeito lembrou que a permissão para a retomada das atividades é dada pelo Comitê de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) criado para acompanhar a evolução da pandemia contando com a participação de várias autoridades.

ACIU

Em matéria divulgada no dia 1 de agosto, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) referenciou o anseio de proprietários de estabelecimentos comerciais interessados em reabrir aos domingos, protocolando a solicitação junto ao Executivo. A presidência da Aciu ressaltou que acompanha de perto a atuação do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) e respalda a requisição do empresariado.