acessibilidade
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) iniciou nesta semana a implantação de novas vagas de estacionamento especiais para pessoas com deficiência (PcD) na região central de Umuarama. A ação atende decisão tomada em consulta pública realizada após solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), que solicitou a ampliação na oferta de vagas dado o grande número de cidadãos nesta condição, que se utilizam do trânsito local.
Embora a legislação determine que 2% das vagas de estacionamento de automóveis sejam destinadas a PcD, em Umuarama esse limite foi ampliado para 2,7% do total de 4 mil vagas existentes no centro da cidade. “Somos talvez a única cidade do Paraná a oferecer mais vagas que o recomendado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para pessoas com deficiência”, disse o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva.
A demanda por mais vagas especiais surgiu a partir de discussões com o CMDPD, que apontou a demanda, e foi ratificada na audiência pública, realizada em 15 de março deste ano. “Agora estamos iniciando as ordens de serviço para a implantação de novas vagas, que vão contemplar essa porção significativa da população. As vagas seguem as normas de trânsito, com sinalização vertical, pintura no pavimento e rampa de acessibilidade”, acrescentou a urbanista da Divisão de Engenharia e Sinalização, Regina Duarte Gomes.
Conforme a Sestram, Umuarama possui hoje 72 vagas especiais para PcD. Com as 40 vagas que estão sendo acrescentadas esse número vai aumentar para 110, além de 77 vagas para idosos, já existentes, e 49 vagas de carga e descarga. A localização das novas vagas especiais foi definida após estudos da Divisão de Engenharia e Sinalização, entre fevereiro e março deste ano, apontamentos do CMDPD e pedidos de usuários do sistema, contemplando as carências reais. Foi considerada a área definida para o estacionamento rotativo na região central.
O secretário Elizeu Vital lembrou que melhorar a mobilidade urbana é uma prioridade do prefeito Hermes Pimentel, que está bem definida nas tratativas para elaboração do Plano Municipal de Rotas Acessíveis, que envolve representantes de praticamente todos segmentos da sociedade organizada.
A ação atende outra necessidade dos usuários que é a diminuição de distâncias entre as vagas especiais e locais de interesse, garantindo conforto e redução na necessidade de deslocamento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.