Umuarama

Campanha

Setembro é um mês especial de luta e prevenção do suicídio

02/09/2022 11H01

Jornal Ilustrado - Setembro é um mês especial de luta e prevenção do suicídio

Seguramente uma das mais importantes campanhas sociais realizadas no Brasil, o Setembro Amarelo tem programação especial em Umuarama, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a prevenção do suicídio. As atividades serão realizadas pela divisão de Saúde Mental, com palestras, encontros, debates, apresentações e abordagens que serão desenvolvidas durante todo o mês por profissionais do Serviço de Atendimento Psicológico.

A abertura oficial da campanha acontece com a palestra “Depressão e Suicídio”, direcionada aos profissionais de saúde da Atenção Primária e convidados, ministrada pelo médico psiquiatra Sebastião Maurício Bianco. “Realizaremos ações em diversos setores da assistência social, bem como com os idosos do Lar Santa Faustina, ação em todas as 22 escolas da rede de ensino municipal, bate-papo com policiais militares do 25º BPM, ação com pessoas que cumprem medidas socioeducativas no Cense e semiliberdade”, detalha a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora da Rede.

Na segunda e na terça-feira (5 e 6), das 9h30 e 15h, as psicólogas Caroline Felix, Patrícia Gonçalves e Fabiana Campetti apresentam o tema para alunos e frequentadores do Centro da Juventude (Ceju). “Elas promoverão ações em dois turnos por dia, sendo o primeiro às 9h30 e o segundo às 15h, nos dois dias de trabalho junto a esse público”, comenta.

Ela acrescenta que também foram feitas parcerias com o Caps II, Caps-AD, Sesc e Unipar para realizar ação de prevenção e promoção de saúde na Praça Arthur Thomas, com falas sobre saúde mental feitas pelo médico psiquiátrica Marco Antonio Martins e uma psicóloga que será indicada pelo Sesc. “Será uma super ação para encerramento do Setembro Amarelo, no dia 26 a partir das 8h em parceria com o Caps II, Caps-AD, Sesc e Unipar”, resume.

Veja a programação completa clicando aqui.