Tempo
Os termômetros no centro de Umuarama chegaram a registrar 41ºC no início da tarde desta quarta-feira (30). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), às 14 horas a sensação térmica na cidade era de 45ºC. Os números podem revelar o dia mais quente do ano na Capital da Amizade.
Os umuaramenses que saíram a pé para rua precisaram se proteger da forte intensidade do sol. Outubro vem registrando as maiores temperaturas em Umuarama desde 1985. Segundo o Simepar, a temperatura média na cidade, até as 14 horas, foi de 37.7º C. Porém, a sensação térmica foi de 45ºC. O dia começou quente, sendo que às 10 horas já havia registro de 31ºC.
Sem chuvas e com o calor escaldante, a umidade relativa do ar na cidade despencou. Nos registros do Simepar a umidade chegou a 37.2 %, bem abaixo do que estima a Organização Mundial de Saúde que é de 60%.
A previsão do Simepar é que o calor se mantenha até sábado. No domingo existe 40% de probabilidade de chuvas. De acordo com os meteorologistas do site, há registros de instabilidade atmosférica e com a manutenção das elevadas temperaturas possibilitam a formação de chuvas isoladas, com raios a partir da tarde.
Na média de temperaturas levantadas desde 1985 em Umuarama, segundo o Deral, 2019 já registrou 10 dias com temperaturas superiores a 38º C. O dia 12 de outubro foi quando o umuaramense sentiu mais a força do Sol, os termômetros registraram 40º C. Os dados ainda revelam que a cidade teve temperaturas altas em outros anos, porém, não com tanta intensidade como em 2019.