Aragão Filho

28/01/2022

Senac divulga cursos

28/01/2022 05H47

Jornal Ilustrado

O gerente executivo do Senac, em Umuarama, Tiago Teixeira Titericz, e a técnica de Relações com o Mercado, Meire Helen da Silva Tozzo, estiveram nesta semana em visita ao diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho. No encontro também estava presente a gerente comercial da Ilustrada FM, Cidinha Melo. O Senac está divulgando os cursos com inscrições abertas, entre eles o de Ensino Médio Integrado numa parceria com o Sesc. O aluno termina o ensino médio pronto para o mercado de trabalho. Tem ainda os cursos técnicos de Enfermagem, Gastronomia e Radiologia, todos com 20% de descontos nas mensalidades.

Encontro no Sicoob

Jornal Ilustrado

Em destaque na coluna de hoje o encontro entre o radialista Zé Leo, da Ilustrada FM, com integrantes da Cooperativa de Crédito Sicoob de Umuarama, Eber que atua no Crédito Rural e a dinâmica Luciana que atua na recepção.

Policromático

Três coisas não podem ser escondidas: o amor, a tosse e a pobreza…

Ele disse:

Em que pese uma saudável minoria que ainda circula pelos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado, o “forte” Congresso Nacional atribuiu-se a cifra de 37 bilhões e 500 milhões de reais somente em três itens: fundo partidário, emendas parlamentares e orçamento secreto. A fortuna é de fazer inveja ao Poder Moderador dos tempos do imperador Dom Pedro I.”

De Tadeu França, ex-deputado federal, ex-professor em Umuarama, em artigo sobre o monumental rombo nos cofres públicos.

A causa

O médico particular do professor Olavo de Carvalho, Ahmed Youssif El Tassa divulgou a causa da morte do escritor, negando qualquer relação com a covid-19. Olavo morreu por insuficiência respiratória aguda ocasionada por quadro de enfisema pulmonar associado à insuficiência cardíaca congestiva, à pneumonia bacteriana e a uma infecção generalizada.

Mas, adversários das ideias do professor seguem insistindo que a causa foi covid, ligando Olavo a posicionamentos negacionistas em relação a vacinas.

É o que chamam de guerra de narrativas…

Escrito apenas ontem…

Estejam os políticos à altura do país e do povo que têm, e estou certo faremos em cem anos o que a Europa fez em séculos.

– Vinicius de Moraes, em 1964.

Do Max

Democracia é aquele regime pelo qual qualquer cidadão pode ser presidente da República, menos eu e você, naturalmente.

– Max Nunes, gênio da raça.

Debandada

Está havendo debandada, sim, no PSDB do Paraná, que tenta montar palanque para João Dória de quem boa parte do tucanato quer distância.

Nos últimos dias, deixaram o partido, entre outros, o então presidente estadual do PSDB, Paulo Litro; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano; e o ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

E não entrou ninguém de peso de votos…

Ouvi ontem de um tucano local que a turma que está saindo prefere apoiar Ratinho Junior e consideram Cesar Silvestre pouco competitivo na disputa para governador.

Reflexões

Não é fácil explicar, embora alguns entendam, o que seja o deserto de um homem de cuecas e meias, em pé, à espera de um médico que lhe irá mostrar quantas mortes há em seu corpo.

O homem, até os vinte anos, só acredita na morte dos outros.

Depois, pelo exercício de ler jornal, sabe da sua.

Mas se convence da morte como uma fatalidade singular.

A humanidade é que é plural.

Os médicos, certos ou errados, aludem as mortes, sabem quantas são, distinguindo a melhor da pior e tendo plena certeza de que algumas são prorrogáveis.

– Encucações de Antônio Maria, o Grande.

Propaganda partidária

Portaria do TSE definiu os critérios para a distribuição dos 305 minutos de veiculação no rádio e TV a que tem direito os 23 partidos que cumpriram os requisitos para utilizá-los em até 610 inserções durante o período.

Os partidos com mais minutos no primeiro semestre de 2022 serão DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos, com 20 minutos e 40 inserções cada um.

As emissoras nada vão receber pelo enorme tempo, nem mesmo o abatimento de impostos que havia anteriormente.

É o preço da democracia, dizem…

Papo rápido

– Corrupção generalizada coloca Venezuela entre os últimos em ranking de transparência…

– É, mas o Brasil caiu suas posições no mesmo ranking. Não dá pra apontar o dedo não…

Mais melhor de bom

– “2022 será mais melhor se tiver impeachment de Bolsonaro”.

O texto acima foi postado no Twitter de Márcia Tiburi, que se apresenta ao distinto público como filósofa.

Casteladas

A pessoa ser antiVasco, tudo bem. Mas antivax, eu bloqueio.

– Carlos Castelo.

Tabela de preços

Viajar de avião saindo de Maringá para Curitiba custa mais do que o dobro do que a passagem de Campo Mourão para a Capital.

Para os voos desta quinta-feira, a passagem saiu por R$ 364,80 em Campo Mourão e R$ 872,25 em Maringá.

A empresa é a mesma, a Azul Linhas Aéreas.

A diferença de preço tem explicação.

Não sei qual é, mas tem…

Do Marvadão

Ceticismo é a dúvida saudável diante da falta de evidências.

Negação é a dúvida intencional diante da esmagadora quantidade de evidências confiáveis.

– Celso Ribeiro.

Papo rápido

– A França de Emmanuel Macron registrou quase 600 mil novos casos de covid, o maior número num só dia desde o início da pandemia e não se vê uma crítica na imprensa…

– Estão todos muito ocupados criticando o fogo na Amazônia e o número de casos de covid no Brasil…