Umuarama

Cultura

Semana Literária em Umuarama começa nesta segunda-feira

23/09/2019 08H32

sesc-umuarama-literatura

Com o tema “Vozes para (RE)Criar o Mundo”, o Sesc de Umuarama está vestido para a 38ª edição da Semana Literária e Feira do Livro. O evento hoje tomou forma regional e busca fomentar a literatura, cultura, educação e a economia pelo encontro entre escritores e o público. As atividades da semana começam nesta segunda (23), às 9 horas, na Unidade do Sesc de Umuarama.

Segundo o coordenador da Semana Literária de Umuarama, Alessandro Salgado, é promovendo o encontro de várias vozes que o evento pretende incentivar debates, oficinas, ações criativas e iniciativas transformadoras, que reflitam sobre a relação da literatura e os tempos atuais, os corpos que a compõem e a atingem, as diferentes gerações de leitores, as liberdades que permeiam o estético e o interpretativo e as diversas possibilidades da leitura través de novas mídias. “Um convite para uma viagem com destino para a vida que, como poetiza Cecília Meireles, [só é possível reinventada]”, disse.

Ainda segundo Salgado a literatura pode chegar aos leitores em diversos suportes e dimensões, como por exemplo, na música, no cinema e nas redes sociais. Desta forma, a semana contará com os escritores: Fernanda Munhão, Rosana Rios, Daniel Galera e Rodrigo Garcia Lopes e Vanessa Meriqui.

O evento também contará com escritores de Umuarama, como Ângela Russi (Oficina de criação literária), Márian Trierveiler Pereira (Bate-papo com a autora que integra a Coletânea de Contos Infantis do Sesc PR) e Márcia Tiago de Sá e Carolina de Amorim Boucault (Criação literária). A programação completa pode ser encontrada no www.sescpr.com.br/semanaliteraria/.

Entre os espetáculos os visitantes poderão apreciar o Histórias de Afeto – Espetáculo de contação de histórias; Cia Tricotando Palavras – Espetáculo de contação de histórias: Contos de Sabedoria Africana; Cia Mapinguary e “O que existe atrás da parede”.

Lia do Itamaracá

Outra atração da semana será a presença de Maria Madalena Correia do Nascimento, o patrimônio cultural vivo de Pernambuco, conhecida como Lia de Itamaracá. Considerada pelo New York Times como a diva da música negra, teve sua voz comparada à de grandes cantoras devido ao impacto que causa no público. No dia 25 às 20h30, Lia lançará seu livro Lia de Itamaracá. “Aos 75 anos cirandando com resistência, sorrisos e simplicidade, Lia expressa todo o empoderamento da mulher brasileira, que não se abala diante às dificuldades da vida e que encara tudo como experiência”, ressaltou Salgado.

Ainda segundo o organizador do evento, a presença da cirandeira traz a leveza da poesia do cancioneiro popular e a valorização da cultura brasileira para a Semana Literária, provando que a literatura não se faz apenas em páginas. “Após o lançamento, a escritora participará de um bate-papo sobre cultura, identidade e oralidade, contando e cantando sua trajetória”, finalizou o entrevistado.

Cultura e economia

A 38ª edição da Semana Literária e Feira do Livro também levará aos visitantes, mesa redonda, conversas com escritores, lançamentos de livros e contações de histórias. Além de toda movimentação cultural, o evento também movimenta a economia, com a já conhecida feira de livros.