Umuarama

Umuarama

Sem Zona Azul, opção paliativa é aumento de vagas de curta duração na avenida Paraná

14/11/2022 09H46

Jornal Ilustrado - Sem Zona Azul, opção paliativa é aumento de vagas de curta duração na avenida Paraná

Há mais de três anos sem a regulamentação do estacionamento rotativo, a Zona Azul, na área central de Umuarama, encontrar uma vaga livre, principalmente na avenida Paraná, se tornou um desafio para condutores. Com a aproximação da época natalina, a preocupação por parte de comerciantes e da própria administração aumentou.

A opção paliativa adotada pela Umutrans é o acréscimo na quantidade de vagas de curta duração, onde o veículo pode permanecer por até 30 minutos com o pisca-alerta ligado. Somente entre outubro e novembro, foram 165 novas vagas verdes instaladas, sendo a maior parte na avenida Paraná, no trecho entre a antiga estação rodoviária e a Praça Miguel Rossafa. No total são 216 dessas vagas no coração comercial que se somam aos 635 pontos em toda a cidade. A média é de 28 vagas de curta duração em cada quadra.

Rotatividade

Segundo a arquiteta e urbanista da Umutrans, especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana, Regina Duarte Gomes, a adoção dessas vagas permite que a rotatividade ocorra. ‘É mais difícil para os agentes de trânsito fiscalizarem por não haver um controle efetivo, então a atenção é concentrada em quem está com o pisca-alerta desligado. Quando eles percebem que um mesmo veículo passou do tempo, fazem a notificação”, explicou.

Embarcado

Ainda segundo Regina Duarte, o retorno da Zona Azul deve ocorrer somente no segundo semestre de 2023. “Já sabemos o tipo de sistema que vamos adotar. Agora estamos definindo se a gestão será terceirizada ou feita pela administração municipal”, explicou a arquiteta.

O sistema a ser adotado é chamado de Embarcado e é instalado no carro da fiscalização. Por ele, o dispositivo faz a verificação de placas, tempo em que o veículo está no local e emite a notificação automaticamente quando houver o excesso de tempo no mesmo lugar. O agente de trânsito apenas dirige o veículo e já é adotado em Campo Mourão e Curitiba. Regina Duarte ainda frisou que após a retomada da Zona Azul, as vagas de curta-duração será retiradas.

Zona Azul

O sistema de estacionamento rotativo funcionou em Umuarama entre 2009 e 2019, quando a administração municipal rompeu o contrato com a empresa que geria o sistema na cidade. A quebra contratual foi motivada por uma decisão judicial que reconheceu a incompetência de empresa terceirizada para emitir notificações. Desde então, uma queda de braço jurídica impede que o processo licitatório para uma nova regulamentação seja adotado pelo Município.