EM UMUARAMA
O feriado de Corpus Christi, pelo segundo ano consecutivo, é marcado por celebrações em todas as paróquias de Umuarama sem os tradicionais tapetes coloridos, que delimitavam o caminho a ser percorrido pelo Santíssimo Sacramento, durante as procissões acompanhadas por centenas de fieis.
Os católicos tiveram que se adaptar a nova realidade criada pela pandemia do coronavírus. Para celebrar a data algumas paróquias, como a Divino Espírito Santo e São Lucas e São Cristóvão, após a missa, os padres saíram em peregrinação pelas ruas abençoando a todos por onde passavam, juntamente com o Santíssimo.
Muitos fieis montaram pequenos altares em frente as suas casas e também doaram alimentos que serão distribuídos para famílias carentes das comunidades. Na Paróquia São José Operário foi feito um drive thru da benção durante a manhã, onde as famílias passavam e de dentro de seus veículos eram abençoadas.
A maior parte das paróquias optou por realizar diversas celebrações durante o dia para conseguir arrebanhar o maior número possível de participantes. Por causa dos decretos estadual e municipal, a limitação dentro dos templos está em 35% da capacidade total. O agendamento prévio foi adotado como forma de controle.
Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII e é obrigatoriamente comemorado em uma quinta-feira.
Nessa data, celebra-se o sacramento da eucaristia, um dos principais elementos do catolicismo. Algumas práticas da festa aqui no Brasil foram herdadas dos portugueses ainda durante a colonização.