SAÚDE
Boletim Covid informa ainda mais dois novos casos confirmados, sem nenhum internamento hospitalar
Quando uma pessoa faz o teste de covid ela deve ficar em isolamento domiciliar, aguardando os resultados dos exames e é classificada pela Secretaria de Saúde como ‘caso suspeito’. E pela primeira vez, desde o início da pandemia (em março de 2020), não há ninguém de Umuarama nessa situação, conforme o Boletim Covid desta quinta-feira (3). O total de casos ativos (que já foram confirmados) é de quatro.
Os novos casos de covid-19 confirmados na cidade nesta data são dois: uma mulher, um homem e nenhuma criança. Em 40 meses de pandemia, 42.630 pessoas foram diagnosticadas com a doença e, deste total, 42.266 se recuperaram. O total de óbitos nesse período é de 360, sendo que a última morte foi registrada no início de janeiro deste ano.
Nos 215 dias de 2023, 1.388 pessoas foram diagnosticadas com covid – 829 mulheres (60%), 522 homens (38%) e 37 crianças (2%). A média de infectados pelo coronavírus está em 1,5 por dia, a segunda menor marca registrada na cidade desde em 40 meses de pandemia.
O informativo revela ainda que há pouco mais de 50 dias nenhuma pessoa de Umuarama precisa ser internada por complicações decorrentes do coronavírus, nem em enfermarias e nem em UTIs. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) continua classificando Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.