Previsão
Sem chover há 32 dias em Umuarama, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) registrou na cidade níveis críticos de 23% de umidade relativa do ar no fim da tarde de quarta-feira (19). Os valores são extremamente baixos em relação ao ideal para a saúde humana que é de 60%. Além do tempo seco, as queimadas constantes registradas durante as últimas semanas aumentam a probabilidade de infecções respiratórias de nariz e pulmão.
Segundo o meteorologista, Paulo Ricardo Bardou Barbieri, a última chuva em Umuarama foi no dia 17 de julho com 49 milímetros. Ainda segundo dados do Simepar, a umidade relativa do ar em Umuarama chegou a 23% às 16h ontem, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu alerta laranja para Baixa Umidade: “INMET publica aviso iniciando em: 18/08/2021. Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.
No monitoramento meteorológico não existe previsão de chuvas para Umuarama nos próximos oito dias. Para o dia 27 de agosta a previsão é chover na Capital da Amizade 28 milímetros. Sem chuvas, a temperatura deve continuar subindo com máxima de 40º no próximo dia 24.
Conforme pneumologistas, o tempo seco contribui para o ressecamento das vias aéreas, principalmente para crianças, idosos e pessoas que tem doenças crônicas. Tal situação, associada com a fuligem das queimadas aumentam os casos de descompensações respiratórias.
Além das complicações do aparelho respiratório, relatos científicos mostram que a inalação das micropartículas da fuligem promovem a transmissões de doenças, pois junto com as partículas vem as bactérias e fungos. Desta forma, a pessoa apresenta tose, chiado no peito, irritação nasal, falta de ar, coriza. Os sintomas acabam limitando o rendimento no dia a dia.
Como a fumaça e a fuligem estão no ar, não existem muitas opções para tentar prevenir os problemas em relação às doenças respiratórias. A orientação dos médicos é não varrer a casa, mas passar pano úmido e higienizar as narinas. Como também hidratar bastante o corpo e tomar cuidado com os umidificadores de ar. Ligue o aparelho duas horas antes deitar, mas não fique com ele ligado a noite toda, pois o excesso de umidade é prejudicial à saúde.