Umuarama

Meio Ambiente

Sem chuva, nível da umidade do ar é crítico em Umuarama

08/05/2020 18H00

seca-umuarama

Desde junho de 2019 Umuarama vem enfrenta reduções no volume de chuva, conforme dados do Simepar. A situação deixa o ar da cidade cada dia mais seco e na tarde desta sexta-feira (8) a umidade relativa do ar chegou aos críticos 30%.

O valor está a baixo do ideal para o organismo humano, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal seria 60% de umidade no ar.

Além do ar seco, a cidade vem enfrentando queimadas de grande porte em várias regiões do município. Neste cenário, parte da população começa a sentir as narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça. Como também, intensifica os sintomas da rinite e conjuntivite alérgica.

COMO AMENIZAR?

A dica dos médicos do município é hidratar o corpo, tendo sempre próximo um recipiente com água. Com o inverno as pessoas deixam de ingerir água e isso associado a baixa umidade do ar leva prejuízo ao corpo.

As queixas dos umuaramenses estão entre nariz entupindo ou sangrando, tosse seca, dificuldade para respirar e alergias. Conforme os agentes dos postos de saúde, na última semana foi constatado um aumento de atendimento por sintomas ligados ao ar seco. A situação ajuda a agravar os problemas respiratórios do paciente diagnosticado com bronquite ou doenças alérgicas irritativas.

CHUVA

Existe previsão de chuva para Umuarama, no site do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) para terça-feira (12) até quinta-feira (14), porém a previsão dos meteorologistas é que a seca se prolongue durante a estação do outono.