Colunistas

Eliseu Auth

Seja feita vossa a vontade

11/11/2024 20H38

Jornal Ilustrado - Seja feita vossa a vontade

Eliseu Auth

No título faço metáfora. Me remeto ao Pai Nosso, onde rezamos a Deus e juramos fidelidade como criaturas que dobram joelhos e acatam seus preceitos. A semelhança que pretendo na figura de linguagem está na reza que também pode ser uma jura de fidelidade à Democracia. Seja feita a vontade dela. Não, ela não é Deus nem deusa, mas tem um propósito que reconhece a dignidade das pessoas que se organizam e se governam.

A metáfora me veio à mente com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A escolha não foi vontade de Deus, mas dos eleitores de lá que têm o direito de escolher quem querem, ainda que não nos agrade. A mim não agradou. Sua visão de mundo e seus programas estão longe do ideal para o planeta e para a gente de lá. Afinal, falamos dos Estados Unidos, um país que deveria ser exemplo no cenário mundial e líder nas aspirações do planeta. A escolha de Trump, ao contrário disso, vem com arrogância em relação às leis, enaltece seus arroubos discriminatórios e despreza a questão climática que urge ser cuidada neste mundo que já foi mais de Deus, mas é o que tem.

Fizeram bem os democratas Biden e Kamala Harris que reconheceram o resultado das eleições e parabenizaram o eleito. Isso é respeito às urnas e ao voto. Na metáfora, é jura à Democracia e diz: seja feita a tua vontade.

Partidos políticos são institutos da democracia, deusa da política civilizada. Fora dela, o que se tem é barárie e tirania. Partidos podem ter doutrina mais à direita, à esquerda ou ao centro Podem querer um Estado intervindo mais ou menos, mas sempre sob o regime democrático. Fora dele só tem tirania.

Os partidos lá do norte tiveram bons governantes. Os democratas salvaram o mundo da sanha nazista com Franklin Roosevelt que também livrou a América da grande depressão de 1929. Fez o “New Deal” de visão keynesiana mais à esquerda e botou o Estado para socorrer empregos, indústrias e bancos. Teve Kennedy, Truman, Carter, Clinton, Obama, Biden e outros com bons legados. Os republicanos também nos honraram com Abraham Lincoln que aboliu a escravidão e Dwight Eisenhower, herói na segunda guerra que garantiu o direito dos negros a escolas onde só brancos podiam estudar. Que todos honrem a Deus e a Democracia. E rezem: “Seja feita a vossa vontade.’

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).