Umuarama

Segunda-feira

Segunda-feira começa com idosos aglomerados em filas de bancos e lotéricas

06/04/2020 10H04

No primeiro dia após quarentena do coronavírus, o comércio de Umuarama tenta retomar a normalidade. A avenida Paraná, centro comercial da cidade, voltou a ficar lotada de carros e pessoas caminhando. Com isso, os idosos também retomaram suas atividades e pela manhã muitos estavam aglomerados em filas das agências bancárias e lotéricas.

Além dos idosos, algumas lojas ainda não estão seguindo a normativa da administração municipal, principalmente no que diz respeito da necessidade de disponibilizar em suas entradas álcool 70% ou em gel, além de orientação para o consumidor higienizar as mãos.

RESTRIÇÃO AO PÚBLICO DE RISCO

Com uma série de restrições e cuidados obrigatórios, a Prefeitura de Umuarama autorizou por meio do decreto 082/2020 a abertura do comércio e o funcionamento da indústria e prestação de serviço no município.

Entre tais restrições o texto ressalva que pessoas acima dos 60 anos, portadoras de doenças crônicas e cardiovasculares, diabéticos, hipertensos e com imunidade ou saúde debilitada somente poderão sair de casa para prática de exercício físico individual nas imediações, atendimento médico ou atividades essenciais.