Infraestrutura
Em passagem por Cafezal do Sul, na tarde de quinta-feira (12)o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, reiterou que o projeto para a duplicação da rodovia PR-323 está em fase adiantada e logo será encaminhado para licitação. Segundo o secretário os primeiros trechos a receberem as obras seria entre o Posto Gauchão (trevo de entrada da cidade via avenida Ângelo Moreira da Fonseca) ao trevo para Mariluz.
No trevo do posto Gauchão o projeto do Governo Estadual prevê um viaduto, para sanar o problema de engarrafamentos no local, principalmente nos horários de pico. Já no trevo para Mariluz, o local receberia uma trincheira ao moldes da construída no trevo para Alto Piquiri.
Em novembro de 2018, o governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou a 45ª edição da Expo Umuarama, quando anunciou um pacote de R$ 54,7 milhões em investimentos na PR-323. Foram assinadas três licitações de obras e projetos de duplicação e ampliação da capacidade de tráfego da rodovia, que é um importante corredor da malha estadual e proporciona ligação com países do Mercosul.
Na cerimônia, o governador disse que um dos principais focos do Estado é a modernização das rodovias estaduais, como a 323. Segundo ele, o agronegócio paranaense vem dobrando a cada dez anos, mas a infraestrutura não acompanhou o ritmo. “Então, já que somos líderes, precisamos ter uma boa logística para que nosso produto possa chegar ao Porto de maneira mais rápida, eficiente e barata”, disse.
Ratinho Junior salientou que o Governo está focado em projetos e que em abril vai lançar um novo pacote para o Estado, que prevê terceiras faixas, duplicações e viadutos em diversos municípios paranaenses. Paralelo a isso, o ele reafirmou que trabalha com o governo federal na concessão de rodovias do Anel de Integração, com foco na redução de tarifas e na modernização.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) investirá aproximadamente R$ 50 milhões na execução da obra de duplicação de 4,2 quilômetros da PR-323 entre o trevo Gauchão e o acesso a Mariluz, no perímetro urbano de Umuarama. Essa obra inclui ainda a implantação de 3 km de vias marginais, além de duas trincheiras – no trevo Gauchão e no acesso a Mariluz.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que intervenções previstas vão melhorar as condições operacionais e garantir segurança e fluidez, além de contribuir com o desenvolvimento da região. “Com isso, estamos tirando a 323 das páginas policias, já que era comum ocorrer acidentes nela, e a colocando nas pranchetas dos engenheiros, com a seriedade que essa obra tão importante para a região merece”, disse.
A duplicação dos 20,8 km entre Paiçandu e Dr. Camargo está na fase de conclusão. O Estado investe R$ 73,2 milhões na obra, que inclui a implantação de 3,8 km de marginais, dois viadutos e uma trincheira. Está em fase final de licitação a contratação do projeto para implantação de terceiras faixas no trecho da PR-323 entre Umuarama e Francisco Alves. O investimento de R$ 3,2 milhões contemplará melhorias ao longo de 63 km – entre elas 45 km de terceiras faixas.