Região

EM UMUARAMA

Secretário Guto Silva entrega kits de robótica para 13 escolas da região

18/09/2021 09H15

O chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, entrega kits em Umuarama

O Governo do Estado entregou kits educacionais de robótica para atender 13 escolas estaduais de 9 municípios do Núcleo Educacional de Umuarama (NRE). A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto, com o investimento total será de R$ 9,1 milhões e a estimativa é que na primeira fase atenda 10 mil alunos.

Segundo o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, o conteúdo do programa engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. Guto realizou a entrega dos kits em Umuarama e segundo o entrevistado, o Paraná entende que a educação deve alinhar as matérias tradicionais com os novos rumos associado a tecnologia.

“Esses kits são ferramentas e uma alternativa pedagógica para nossos alunos. Seguimos em um período de grande virada tecnológica e muitas profissões devem surgir nos próximos anos ligadas a tecnologia. Esse primeiro contato com a robótica será um instrumento muito importante de inclusão para todos ter o mesmo tipo de oportunidade. Esse é o futuro”, disse.

Para a chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Zanata, a chega dos kits é um salto grande para a tecnologia da escola. “Com esses kits vamos dar um grande passo. Vamos chegar em todos os alunos das escolas contempladas, pois os professores vão atender no contra turno escolar. Hoje estamos com mais de 60% de alunos no retorno presencial, pois temos um trabalho consciente de escolas com a biossegurança preparada”, disse.

Para a chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Zanata, a chega dos kits é um salto grande para a tecnologia da escola

Guto Silva parabenizou a atuação de Gilmara frente a educação da região de Umuarama, como também, os diretores e professores. O chefe da Casa Civil ainda ressaltar que Umuarama tem os melhores índices de retorno efetivo às aulas do Paraná. “Temos aqui uma das melhores e mais atuante chefe de núcleo de educação. A regional de Umuarama está de parabéns”, finalizou.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos. Os equipamentos foram entregues para escolas de Umuarama, Altônia, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Ivaté, Pérola e São Jorge do Patrocínio.

Participaram da entrega o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Vinícius Neiva; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o deputado estadual, Delegado Fernando Hernandes Martins; o deputado estadual, Alexandre Curi; o deputado estadual soldado Adriano José; do Superintendente de Articulação Regional; Darlan Scalco, prefeitos da região, diretores e professores e outras autoridades.

Prefeito de Alto Piquiri, Giovane Mendes recebe o Kit ao lado de várias autoridades
Kit entregue para o prefeito de Altônia, Claudenir Gervasone
Prefeito Juninho de Cafezal do Sul entre outras autoridades ao receber o kit

Prefeita Helena Bertoco, de Cruzeiro do Oeste, com o kit entre outras autoridades
Prefeito Marcos Alex, de Icaraíma, e professores recebem o kit do chefe da Casa Civil Guto Silva, deputado Alexandre Curi e outras autoridades

De Ivaté, diretor da Escola Rachel de Queiroz recebe o kit ao lado de várias autoridades
Diretora da escola Ministro Petrônio Portela, de São Jorge do Patrocínio, recebe o kit entre outras autoridades
Prefeita de Pérola, Valdete Cunha, recebendo o kit entre outras autoridades
Prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel recebeu o kit ao lado de outras autoridades