Umuarama

PR-323

Secretário de Infraestrutura vistoria cratera e diz que reparo deve ser entregue em 90 dias

19/01/2024 16H06

Jornal Ilustrado - Secretário de Infraestrutura vistoria cratera e diz que reparo deve ser entregue em 90 dias

Umuarama – O aumento das crateras que avançam pelas duas pistas do trecho urbano da PR-323 desde a noite de quarta-feira (17), trouxe o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Sandro Alex e o presidente do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) até Umuarama. Na tarde desta quinta-feira (18) eles, acompanhados do prefeito Celso Pozzobom, engenheiros e técnicos, vistoriaram o local.

Segundo o secretário, uma empresa já foi contratada em caráter emergencial para realizar as obras de recuperação do trecho, que deve estar concluído em no máximo em 90 dias. Até o momento foi disponibilizado R$ 1,3 milhão para a realização dos reparos, que consistem na troca de toda a tubulação de córrego que passa por baixo da pista e foi levado pelas águas das fortes chuvas que atingem a cidade desde dezembro de 2023 e na reconstrução da pista e pavimentação. Segundo o informado, a infraestrutura no local tem pelo menos 50 anos e não atendem atualmente a necessidade da cidade.

Desde a noite de quarta-feira o trânsito no local em frente a um multi-atacado está sendo realizado em apenas uma pista no sistema ‘siga e pare’. Até esse momento, o tráfego fluía nos dois sentidos, por desvio na pista Guaíra sentido a Cruzeiro do Oeste. As chuvas que atingiram a cidade ainda na quarta, levaram a modificação.

No local também esteve a Coordenadoria Municipal De Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Umuarama, que monitora o local por ser de atenção  no Plano de Contingência municipal e cadastro de ocorrências via FIDE (Formulário de Informações de Desastre no sistema SISDC da Defesa Civil do Estado do Paraná.

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DESVIO

A discussão agora é se haverá um desvio e onde o mesmo será. O Município pede que seja construído em continuação na via marginal da rodovia sentido trevo do Gauchão/viaduto Alexandre Ceranto.

Outra alternativa é pelo Parque Industrial (que foi devidamente sinalizado pelo Município ainda na madrugada desta quinta-feira). Já a equipe técnica do DER considera a possibilidade de fazer um desvio ainda em Cruzeiro do Oeste, que aumentaria em 60 km o percurso para o usuário da via e limitaria o acesso a Umuarama, que é considerado entroncamento para diversas outras rodovias.

“Estamos estudando o que fazer para dar o menor transtorno possível para Umuarama e região. Esperamos não ter que fazer o desvio, mas se for necessário, vamos ver qual o melhor caminho com o menor impacto possível”, finalizou Sandro Alex.

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RELEMBRE

A cratera se abriu e engoliu parte da pista da PR-323 sentido Cruzeiro-Guaíra e a lateral no sentido contrário, no dia 23 de dezembro, após a cidade sem atingida por um forte temporal. De forma emergencial o tráfego neste sentido foi desviado por dentro de Umuarama até que no início do ano o DER fez um desvio nos dois sentidos na pista contrária da rodovia. Entretanto, as fortes chuvas das últimas semanas fez com que uma das crateras chegasse ao canteiro central da rodovia e na pista contrária, outra cratera também avança rapidamente, deixando o tráfego mais complicado.

A PR-323 é a principal ligação da região noroeste do Estado com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, e tem um alto fluxo de caminhões e carretas, além de carros de passeio.