Região

PARCERIA

Secretário Beto Preto garante apoio aos consórcios de Saúde do PR em encontro

04/04/2019 10H49

Prefeito Cardoso e o secretário Beto Preto no encontro em Curitiba

Presidentes e representantes dos 25 consórcios intermunicipais de Saúde do Paraná estiveram reunidos terça-feira passada na sede da Associação dos Municípios do Paraná, em Curitiba. Também esteve no encontro o secretário Estadual da Saúde, Carlos Alberto Gebrin Preto, Beto Preto.

A reunião foi convocada e conduzida pelo presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), Luiz Carlos Cardoso, que também é prefeito de Alto Piquiri. Na oportunidade, os dirigentes dos consórcios falaram das dificuldades de manutenção que estão enfrentando, já que custeiam mais de 70% das especialidades médicas. O prefeito Cardoso, destaca que os governos Federal e Estadual contribuem com os consórcios, mas a ajuda ainda é pequena. Todos os detalhes foram apresentados ao secretário Beto Preto.

Após enaltecer a importância dos consórcios de saúde, o secretário Beto Preto, disse que a Acispar passará a ser o elo entre o Governo Estadual e os consórcios. Ele reconheceu que os consórcios têm papel fundamental no atendimento às especialidades médicas e odontológicas e ajudam, em muito, o Paraná a ser destaque na saúde nacional. O secretário também se comprometeu em dar apoio integral para os consórcios se fortalecerem ainda mais.

Mudança de sede

No encontro desta semana também ficou definido que a sede da Acispar vai mudar de Londrina para Curitiba. Cardoso explicou que a mudança se faz necessária para ajudar na participação dos prefeitos em reuniões. Beto Preto afirmou ainda que vai ajudar a associação a ter um endereço na Capital.

Balanço

A reunião desta semana também se destacou pela participação recorde com representantes de todos os 25 consórcios de saúde do Estado. Cardoso fez balanço positivo e disse que ficou satisfeito com os resultados. “Esperamos agora maior participação do Governo Estadual no apoio aos consórcios e o fortalecimento do setor”, disse.

Ao final do encontro, os dirigentes dos consórcios fizeram uma parceria para ajudar o consórcio de saúde do litoral do Paraná que passa por dificuldades. Cardoso diz que esta foi apenas uma demonstração de parcerias e mostra como será a integração dos consórcios a partir de agora, sempre visando o melhor para a saúde dos paranaenses.