Umuarama

Saúde

Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre protocolo para suspeita de Covid-19

24/04/2020 08H49

pronto-atendimento

Havendo suspeita da Covid-19, a orientação geral da Secretaria Municipal de Saúde é que o umuaramense procure sua unidade básica de saúde (UBS) de referência ou o ambulatório de Covid-19 (ao lado do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca) – caso apresente sintomas persistentes de síndrome gripal.

A partir da avaliação do médico ela terá o encaminhamento adequado. “O protocolo para encaminhamento de casos suspeitos da Covid-19 se inicia com a avaliação clínica e o diagnóstico do profissional médico, que tem critérios para solicitar ou não a realização de exames laboratoriais e vai tratar o paciente de acordo com o quadro diagnosticado”, explica a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

CASOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Umuarama tem hoje 82 pessoas com suspeita de coronavírus em acompanhamento, das quais duas estão em situação mais séria – internadas em unidade de terapia intensiva (UTI) – e uma em enfermaria hospitalar, enquanto as demais estão em isolamento domiciliar. Quatro pessoas tiveram confirmação para o vírus, até o momento, e destas três já são consideradas curadas e uma está internada em UTI desde a última terça-feira, 21, no hospital de referência para a Covid-19.

Outros 169 casos suspeitos já foram descartados após realização de exames laboratoriais e alta clínica, após períodos de 14 dias sem sintomas da doença. No total, Umuarama tem até o momento 255 notificações de acordo com o último boletim diário da Secretaria de Saúde.

TESTES

A secretária informou, por outro lado, que o município recebeu um lote de 512 testes rápidos do Ministério da Saúde, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), exclusivamente para testagem de profissionais da área de saúde e de segurança, que atuam na linha de frente contra o coronavírus que apresentarem sintomas gripais.

Conforme a Nota Técnica 05/2020, da Sesa, os testes se destinam a profissionais de saúde com síndrome gripal; profissionais de segurança pública com o mesmo diagnóstico; e a pessoas sintomáticas que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade.

Os testes foram disponibilizados aos pontos da rede de atenção à saúde em maior contato com pacientes suspeitos de Covid-19 (hospitais, serviços de urgência/ emergência, pronto atendimento e Unidades Básicas de Saúde).

Para a população em geral, o material é colhido pela Secretaria de Saúde em casos de pacientes com sintomas da doença e encaminhados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), que vai confirmar ou descartar a doença.