NOVO ENDEREÇO
Apesar de o Decreto n° 393/2022 ter alterado o atendimento ao público na Prefeitura – inclusive em todos os órgãos da administração direta e indireta –, a Secretaria Municipal de Saúde terá horário de atendimento diferenciado a partir da próxima segunda-feira (29): das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A modificação no turno se dá justamente no dia em que a repartição passa a atender em novo endereço, na rua Ministro Oliveira Salazar (antigo prédio da Regional de Saúde).
Herison Cleik Silva Lima, secretário municipal de Saúde, relata que solicitou a mudança ao prefeito Hermes Pimentel na manhã desta quinta-feira (25), argumentando que há poucos servidores para prestar serviços no horário de almoço, fato que tem prejudicado bastante os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “Tal horário de funcionamento não tem se mostrado adequado a esta Secretaria. O público chega muito antes das 8h30 e forma longas filas nas calçadas laterais do prédio. Piora entre às 11h e às 13h30, mais ou menos, pois os profissionais têm de sair para almoçar e alguns setores não têm servidores para trabalhar nesse período, desta forma somos obrigados a interromper o atendimento, deixando pacientes esperando”, detalha.
O secretário disse entender que o Decreto foi bastante positivo, conseguindo melhorar o atendimento ao cidadão em vários setores da administração municipal, mas rogou a Pimentel que entendesse que na Secretaria de Saúde o objetivo não foi alcançado. “Muito pelo contrário, temos recebido muitas críticas e reclamações dos usuários, principalmente os que buscam auxílio nos setores de guichês centrais e Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sem servidores em número suficiente para regular o sistema de revezamento”, argumentou.
Outro problema, segundo o secretário, é que vários servidores, por dedicação ao trabalho e até por preocupação com a população que só tem o horário de almoço para procurar a Secretaria, acabam não saindo para cumprir o intervalo interjornada adequadamente. “Isso pode representar um risco à administração pública. Além de termos uma situação que está gerando constrangimentos nos pacientes, estamos prejudicando a vida dos servidores públicos por privar-lhes o período de repouso”, detalha.
Em nova sede
O prefeito Hermes Pimentel entendeu as argumentações do secretário e decidiu providenciar a alteração do Decreto 393/2022, permitindo que a Secretaria de Saúde ofereça atendimento diferenciado [das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30]. “E na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, convidamos representantes de veículos da imprensa, vereadores e secretários para, às 7h40, participarem de uma cerimônia simbólica de visita à nova sede da Secretaria Municipal de Saúde”, conta o secretário.
Ele acrescenta que no novo prédio estarão reunidos 19 setores, diretorias e departamentos, como a Atenção Primária em Saúde (APS), jurídico, administração, Média e Alta Complexidade, Recursos Humanos, Ouvidoria, comunicação, auditoria e regulação, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), frota e transporte, Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador), CIS (Centro de Informação em Saúde) e o Comitê da Dengue (que funcionava no antigo Fórum), além da Assistência em Saúde.