Umuarama

CORONAVÍRUS

Secretaria de Saúde de Umuarama já vacinou 1.600 pessoas contra a covid-19

29/01/2021 09H37

coronavirus_vacinacao_umuarama

Depois de oito dias da chegada da vacina contra a covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou 1.600 pessoas entre idosos em Instituição de Longa Permanência (ILPI), trabalhadores de ILPI, vacinadores e profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate a doença.

Os números correspondem ao primeiro lote de vacinas que chegaram em Umuarama, sendo o imunizante Coronavac – do Instituto Butantan/ Laboratório Sinovac. Como a informação foi repassada no fim da tarde de quinta-feira (28) ao jornal Umuarama Ilustrado e as equipes da prefeitura continuariam a vacinação no período da noite, os dados por grupos ainda eram de quarta-feira (27), quando o município havia imunizado 214 idosos em ILPL, 75 trabalhadores de ILPL, 54 vacinadores e 757 profissionais de hospitais e serviços de urgência e emergência de referência à covid-19.

Durante o dia de quinta-feira, foram imunizados os profissionais do SAMU, Hospital Psiquiátrico Santa Cruz, Hospital Nossa Senhora Aparecida e condutores de ambulâncias.

Nesta sexta-feira (29) o município continua com a vacinação, já com o imunizante da AstraZeneca, no Hospital Norospar e também entra na 5ª etapa do cronograma com a imunização do grupo de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Conforme informações repassadas pela assessoria de impressa da Prefeitura de Umuarama, a campanha de vacinação segue as normas do plano estadual e se dá em etapas de grupos e subgrupos entre idosos, trabalhadores de ILPL, indígenas e de trabalhadores da saúde.

Ainda conforme informação, a campanha prevê um cronograma de organização, verificação e agendamento de horários dentro das instituições, o que gera certa morosidade na aplicação.

Vacinas

O primeiro lote de vacina chegou em Umuarama no dia 19 de janeiro e foi do imunizante Coronavac – do Instituto Butantan/ Laboratório Sinovac – sendo 1.600 doses. O segundo lote foi enviado pelo governo estadual no dia 24 de janeiro, desta vez com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca, com 1.050 doses. No total Umuarama recebeu 2650 doses.

Estado

O Paraná vacinou, até ontem, 113.829 pessoas contra a covid-19. Os dados de vacinação dos 399 municípios foram atualizados às 9h pela Secretaria de Estado da Saúde e representam 52% das 219.271 doses de imunizantes enviadas às 22 Regionais de Saúde do Estado. Estão sendo imunizados, neste primeiro momento, os profissionais de saúde, funcionários e internos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), indígenas e pessoas com deficiência severa.

vacinacao_covid-19_umuarama

Confira as etapas da vacinação por grupos prioritários:

  • 1ª:Trabalhadores vacinadores/aplicadores da vacina contra a covid-19.
  • 2ª: Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
  • 3ª: Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, SAMU, SIATE), de referência* covid-19, clínicas de diálise, serviços de oncologia.
  • 4ª: Trabalhadores de Centros de Atendimento à covid-19.
  • 5ª: Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
  • 6ª: Trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatorialmente e processam testes/exames laboratoriais para a covid-19.
  • 7ª: Trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, como os Pronto Atendimento (PA) que não são referência para covid-19 e de hemocentros.
  • 8ª: Trabalhadores que atuam na Vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à covid-19.
  • 9ª: Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (covid-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde.
  • 10ª: Trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido pandemia, e demais não listados anteriormente.