Coronavírus
O Boletim Covid desta quinta-feira (17) informou que 15 novos casos foram confirmados em apenas um dia – são 11 mulheres (73%) e quatro homens (27%). Este é o maior número registrado desde o dia 6 de setembro (há 73 dias a média diária permaneceu abaixo de 4), fato que leva a Secretaria de Saúde de Umuarama a indicar que a população complete o ciclo vacinal, evite aglomerações e use o álcool gel, entre outros cuidados.
O secretário Herison Cleik da Silva Lima disse que tem se reunido com os profissionais dos setores responsáveis pela condução do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid e todos estão ‘de olho’ em um possível aumento de casos na cidade e discutindo estratégias para conter qualquer tipo de volta de nova onda. “Não é o caso de apavorar a população, mas desde já chamamos a atenção para que as pessoas tomem os cuidados básicos como manter um certo distanciamento, que usem máscara caso estejam tossindo ou com gripe e que procurem as unidades de saúde em casos mais importantes”, recomenda.
Existem hoje dois homens de Umuarama – ambos com 64 anos – internados para tratamento da covid-19: um deles na enfermaria do Norospar, que tomou quatro doses da vacina, e o outro na UTI do Uopeccan, que tomou duas doses do imunizante. Ainda de acordo com o Boletim Covid, 45 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo 31 casos ativos e 14 suspeitos.
Neste ano 18.972 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus, sendo 9.737 mulheres (51,3%), 7.105 homens (37,5%) e 2.120 crianças (11,2%), o que dá uma média de 63 casos diários. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 39.394 tiveram covid e deste total 39.024 se recuperaram. A última morte pela doença foi oficialmente confirmada na cidade no início de março de 2022 e o total de óbitos segue em 355. O município continua classificado com bandeira verde pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), revelando que o risco de disseminação do vírus é considerado baixo.