Umuarama

UMUARAMA

Secretaria de Obras organiza força-tarefa para recuperar ruas atingidas pelas chuvas

11/12/2023 17H54

Jornal Ilustrado - Secretaria de Obras organiza força-tarefa para recuperar ruas atingidas pelas chuvas

Com o alto índice acumulado de chuvas das últimas semanas, apesar dos esforços do município na manutenção das vias públicas, limpeza de bocas de lobo e das galerias pluviais, problemas pontuais têm surgido no pavimento asfáltico de Umuarama. São centenas de quilômetros de malha asfáltica – parte dela com dezenas de anos de construção – que exigem uma grande estrutura funcional, de materiais e equipamentos, para garantir a conservação e as boas condições de tráfego.

Jornal Ilustrado - Secretaria de Obras organiza força-tarefa para recuperar ruas atingidas pelas chuvas

Neste cenário, é natural que surjam problemas e cabe à administração municipal realizar os reparos com a maior agilidade possível. Nos últimos dias surgiram buracos nas ruas de alguns bairros, por conta das chuvas – como no Parque Laranjeiras, no Industrial e em outras regiões –, e também na área central, com o afundamento de um ponto na avenida Parigot de Souza, imediações do antigo poliesportivo.

No caso da Parigot de Souza foi necessário a interdição total do trecho, entre a noite de domingo e a a manhã desta segunda-feira, 11. “Já fizemos vistorias nas caixas de ligação da rede, uma delas a cerca de 10 metros da superfície, e estamos providenciando os reparos imediatamente, para que o transtorno seja minimizado o quanto antes”, disse o secretário de Obras, Renato Caobianco.

Jornal Ilustrado - Secretaria de Obras organiza força-tarefa para recuperar ruas atingidas pelas chuvas

A situação foi levada ao conhecimento do prefeito Celso Pozzobom nesta manhã. “O prefeito determinou que realizemos os serviços de recuperação da malha viária da maneira mais rápida possível”, destacou.

Após reassumir a Prefeitura, Pozzobom se deparou com situações complicadas na malha viária urbana e desde então tem buscado soluções incansavelmente. “A demanda é grande e dependemos de bom tempo e da evolução das frentes de serviço. A conservação das ruas estava complicada, mas conseguimos avançar e aos poucos vamos melhorando a situação”, disse o prefeito.

Em setembro, a Secretaria de Obras já havia aplicado micropavimentação em quatro ruas do San Remo, nas imediações da indústria de alimentos Zaeli, e o prefeito Celso Pozzobom acompanhou pessoalmente o trabalho. “Cuidar da malha urbana de Umuarama é um desafio. Mesmo assim conseguimos fazer um bom trabalho, com a dedicação da equipe e investimentos na aquisição de materiais, equipamentos e máquinas”, lembrou.

Jornal Ilustrado - Secretaria de Obras organiza força-tarefa para recuperar ruas atingidas pelas chuvas

Como exemplos de obras ele cita micropavimentação recente nas ruas do Parque San Remo, revitalização asfáltica em vias públicas do São Cristóvão, trechos das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e Astorga, rua Ministro Oliveira Salazar, avenida Júlio César Jarros, perto do futuro Restaurante Popular, Jardim Aeroporto e também no Belvedere, sem falar da pavimentação das estradas rurais Canelinha e Jurupoca, praticamente finalizada.

Com tempo bom, a Secretaria de Obras chegou a realizar 18 mil m² de recape e micropavimentação em uma única semana. Para agilizar ainda mais o trabalho o secretário Renato Caobianco lembra que o prefeito autorizou o chamamento de 13 servidores aprovados em concurso, para a equipe de pavimentação, e determinou a compra de maquinários para ampliar a frota.

A lista inclui rolo compactador, outra vibroacabadora e um espargidor. “A licitação do rolo está adiantada e logo iniciaremos as demais. A equipe de pavimentação está concentrada para recuperar as nossas ruas e galerias. Temos pessoal no Laranjeiras, San Remo e nesta semana será feito o recape nas ruas do Jardim Belvedere e retomada a pavimentação em Serra dos Dourados, por empreiteiras contratadas”, completou.

O secretário de Obras pediu a compreensão dos motoristas para a interdição na avenida Parigot de Souza, lembrou que a rede de galerias daquela região é monitorada constantemente e que a passagem será liberada assim que a recuperação for finalizada e a via oferecer as condições necessárias de segurança aos condutores. “Já estamos iniciando os reparos”, finalizou.