Umuarama

UMUARAMA

Secretaria de Meio Ambiente planta mais 900 mudas de espécies nativas

22/11/2023 09H07

Jornal Ilustrado - Secretaria de Meio Ambiente planta mais 900 mudas de espécies nativas

O trabalho para recuperar áreas degredadas, de reserva e de proteção permanente é constante em Umuarama, que é uma das cidades mais arborizadas do Paraná. Na última ação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Sesc e o IFPR (Instituto Federal do Paraná) foram plantadas pouco mais de 900 mudas de ipê, peroba, canafístula e peroba-rosa. O local escolhido foi a área de reserva situada nos fundos do pátio de máquinas da Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, a administração municipal cumpre uma indicação do IAT (Instituto Água e Terra), em um termo de ajustamento de conduta assinado no início de 2023. “Pelo documento, a prefeitura deveria plantar 1.500 mudas de espécies nativas, porém a Secretaria de Meio Ambiente decidiu aumentar, por conta própria, essa quantidade: no começo no ano plantamos 1.000 árvores e agora foram mais quase 1.000 unidades. E não vamos parar por aí”, garantiu.

Já o prefeito Celso Pozzobom comenta que, com mais essas cerca de 2.000 árvores, Umuarama segue sendo um destaque quando se fala em preservação do meio ambiente. “Temos 96% das ruas com arborização e estamos chegando a 130.000 árvores em nosso território urbano. É um número realmente expressivo. Temos uma diretoria especialmente para cuidar desse importante setor, com profissionais que se dedicam diariamente a manter a cidade protegida, garantindo qualidade de vida aos cidadãos”, observa.

Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, desta que além do trabalho de fiscalização, manejo e cuidados com a arborização urbana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza ações educativas e de conscientização sobre a preservação ambiental e a recuperação de matas e fundos de vale. “Todas as dúvidas relacionadas a quais espécies escolher para o plantio, podas e mesmo retirada de árvores devem ser tratadas na Secretaria de Meio Ambiente. Estamos sempre à disposição”, afirmou.