Dia Internacional do Livro
Fechando a semana internacional do livro, o jornal Umuarama Ilustrado conta a história de três jovens umuaramenses unidas pelo amor à leitura. As amigas formaram laços cercados por livros e dessa paixão nasceu o projeto do Sebo do Lírio, hoje uma loja física que em tempos de digital vem formando uma comunidade de leitores.
Essa história começou em meados de 2018, em uma roda de conversa como tantas outras, onde Anny Rosana Trindade, Renata Silva Severo e Tassiana Caroline Pereira pensaram em montar um projeto para semear os benefícios de leitura e desta forma o desenvolvimento da comunidade. “O Sebo do Lírio nasceu através do amor pela literatura, foi a partir daí que demos o primeiro passo. Nosso projeto teve início de maneira itinerante, há dois anos e meio, quando realizávamos a exposição dos livros na Feira Faísca e demais eventos culturais em Umuarama. Sempre com o objetivo de incentivar a leitura local e resgatar livros que estavam sendo depositados na natureza”, disse Tassiana.
O sebo funciona com trocas, doações e também venda de livros. Nesta temática de fomentar a cultura na Capital da Amizade, as jovens tiveram uma surpresa, pois mesmo acreditando no projeto existia a pergunta: “será que as pessoas estão lendo?”. “Não esperava que o Sebo do Lírio se transformasse em algo tão grandioso. Mas, as pessoas começaram trazer doação e buscar livros. Não sabia mais onde colocar tantos livros, além da procura por troca e compra. Foi surpreendente”, lembrou Anny.
Em 2019 as três amigas começaram a expor os livros na Feira Faísca e com a receptividade positiva comunidade, elas idealizaram outros projetos a partir do Sebo do Lírio. Como o Semear, que incentivava os artistas locais e regionais. Entretanto, com a chegada da pandemia do coronavírus as atividades foram paralisadas.
O novo vírus mortal amedrontou as pessoas, colocando-as reclusas em suas casas, mas foi aí que a transformação começou. Como a leitura transporta o leitor para outros mundos e locais, moradores de Umuarama e outras cidades iniciaram uma buscar pelos serviços do Sebo do Lírio na internet. “Na pandemia, as pessoas começaram a ligar pedindo livros e nosso Instagram ficou bem movimentado. Acabou que montamos esse espaço e a receptividade foi boa e sempre com muito carinho”, disse Renata.
Com o trabalho de semear o amor pela leitura, o Sebo do Lírio começou a formar uma rede de leitores, são pessoas que passam pelo sebo e também levam os amigos. “Acho interessante que começou a formar uma teia de leitores e toda semana eles passam por aqui para trazer, trocar, pegar e comprar livros, ou ainda, conversar sobre a leitura”, noticio Tassiana Pereira.
O sonho coletivo colocado em prática, agora inicia uma caminhada de formação de cultura. As amigas relataram à reportagem uma movimentação contínua de pessoas em busca de livros, personagens distintas da sociedade local e regional. É o caso do Senhor Milton, que todo dia montado em sua bicicleta passa pelo sebo e pega um livro da cestinha de doações ou deixa uma doação. “Ele pega um livro e agradece a gente de forma muito carinhosa. Pessoas passam por aqui e questionam se podem pegar mesmo o livro. Crianças que moram do outro lado da cidade e moradores de outras cidades procuram a gente. É algo gratificante”, relatou Anny Rosana.
Impetuoso, como a juventude deve ser, o Sebo do Lírio começa novos caminhos rumo à expansão de leitura. Tassiane, Renata e Anny revelaram para reportagem que nas próximas semanas o sebo ganhará um site recheado de livros. A ideia surgiu com o pedido dos leitores e a página contará com a história do projeto, loja com preços acessíveis e um blog. “Temos muitos planos para o Sebo do Lírio, mas estamos nos adequando ao momento que estamos vivendo e com esperança de dias melhores para a literatura”, finalizou Renata Severo. O endereço do site é: www. sebodolirio.com e do Instagram: @sebodolirio.
Referência no mundo literário, a escritora, professora e coordenadora do projeto da Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria de Umuarama, Ângela Russi, contou ao jornal Umuarama Ilustrado que acha o projeto do Sebo do Lírio sensacional. “Quem luta pela leitura merece toda gratidão do mundo. Acho os vídeos delas para promover o sebo muito legais, eu me divirto e são muito criativas”, falou.