Policial

Alerta

Se um amigo te pedir dinheiro pelo Whats’App, cuidado, pode ser golpe

06/12/2019 09H46

golpe-whatsapp-umuarama

Se receber uma mensagem estranha de um amigo ou colega pelo aplicativo de mensagens What’sApp, te pedindo dinheiro emprestado, cuidado. Pode ser um golpe.

Nas últimas semanas diversos casos destes têm sido registrados na delegacia da Polícia Civil de Umuarama. Somente nesta quinta-feira (5) pelo menos três denúncias foram formalizadas.

Inclusive enquanto o Jornal Umuarama Ilustrado conversava com o delegado-chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes sobre o assunto, ele recebeu uma mensagem que supostamente seria de uma colega de trabalho pedindo dinheiro emprestado.

De imediato o delegado pediu para que a pessoa ligasse ou mandasse um áudio, o que foi recusado pelo golpista. “Liguei na sequência para essa colega que já estava sabendo da clonagem e tomando providências para avisar a todos os seus contatos, pois os golpistas estavam pedindo dinheiro para vários deles”, contou o delegado.

ANUNCIOS

Situação similar também viveu o técnico de administração Álvaro Barbosa da Silva, 37 anos. Ele teve o aplicativo de mensagem clonado após realizar um anúncio no aplicativo de vendas OLX. “Depois que eu publiquei o anúncio na OLX me ligaram na sequência pedindo para validar o anúncio por whast’App e também por email, com o envio de um código. Depois que mandei, ainda estava na linha, quando percebi que era um golpe. Quando fui acessar o what’sApp já não consegui mais”, explicou.

AVISO

De imediato Álvaro publicou uma mensagem aos amigos em outras mídias sociais avisando sobre a clonagem e a tentativa de extorsão junto a amigos e conhecidos.

Nestes casos, a orientação é não fazer nenhum depósito em dinheiro e pedir para a pessoa te ligar para conversar sobre o pedido. Infelizmente a confiança na boa-fé das pessoas que acaba não tendo malícia para confirmar a identidade de quem está fazendo o pedido fez o filho de uma professora de Umuarama perder R$ 900.

O jovem recebeu a mensagem de um colega de trabalho e de faculdade pedindo o valor de forma emergencial para pagar a faculdade. Somente após efetuar a transação a é que jovem descobriu se tratar de um golpe.

IDENTIDADE

Segundo o delegado Osnildo Carneiro, todas as denúncias formalizadas os golpistas entram em contato sempre pedindo para validar um anúncio na OLX. Ele contou ainda que chegar até a identidade dos criminosos está difícil. “Até agora chegamos apenas a CPF’s de pessoas que estão mortas ou presas. Sempre um laranja. Entramos em contato com o Whats’App, mas nãos repassaram apenas email de contato, que também são de contatos inexistentes”, explicou.

BLOQUEIO

Segundo Álvaro, ele teve que providenciar um novo número de telefone. ‘Eles bloquearam o meu aplicativo em duas etapas e não consigo resolver. Entrei em contato com o What’sApp e me orientaram como bloquear de forma permanente para evitar que os golpistas continuem usando o meu número”, explicou.

De acordo com o delegado, o bloqueio definitivo e a desativação do número de telefone são importantes. “Mas temos que lembrar que uma vez ativada a conta, o chip é dispensável. Basta ter uma conexão com a internet”, concluiu. Então, se receber uma mensagem similar, mesmo que venha de um parente muito próximo, cuidado, pode ser um golpe.

Mesma mensagem

A mensagem enviada para o delegado e também para diversos contatos de Álvaro é a mesma. Diz: “Fui fazer uma transferência para um amigo meu e meu limite diário excedeu. Eu queria ver se você consegue me emprestar R$ 1.000 para mim. Amanhã sem falta de transfiro de volta”.