Umuarama

ESPECIALIDADES

Se seu PET está doente, os exames por imagem podem ajudar no diagnóstico

31/08/2020 08H58

UEM_DIAGNOSTICO_POR_IMAGEM_UMUARAMA

Foi o tempo em que a medicina veterinário era vista apenas com uma visita ao veterinário e aplicação de medicamentos. Como a medicina humana, hoje os animais contam com uma gama de especialidades médicas e o exame por imagem é um dos setores que ajudam a fechar um diagnóstico conciso.

No Campus Fazenda da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – unidade de Umuarama – o Hospital Veterinário Escola (HV-UEM) é um dos exemplos para diagnóstico por imagem. O local conta com aparelhos de ultrassonografia e raio-x voltados para animais de pequeno e grande porte. “A ultrassonografia e o raio-x surgem como apoio para clínica médica e cirúrgica. A medicina veterinária vem se a semelhando a medicina humana e hoje conta com em especialidades para proporcionar um atendimento mais eficaz e salvar vidas”, disse o professor e coordenador do HV-UEM, Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior.

Ainda segundo o professor, o auxílio ao diagnóstico é fundamental para traçar o tratamento dos animais. “A ultrassonografia é usada, principalmente, para os animais que tem suspeita de alteração abdominal e é indicada, por exemplo, para procurar alteração no fígado, bexiga, útero, próstata e intestino. O raio-x entra para as fraturas, como também, avaliação de tórax para um animal com problemas respiratórios ou coração”, explicou Pereira Júnior.

UEM_VETERINARIA_ULTRASSON

Além da aplicação da imagem para identificar doenças e demais problemas internos dos animais, a ultrassonografia também é utilizada no acompanhamento das fêmeas gestantes. “Assim como na medicina humana, o acompanhamento ultrassonográfico gestacional é importante. Não só para saber o número de filhotes, pois na hora do parto pode ter uma interrupção e o dono não saber quanto filhotes tinham para nascer, mas para visualizar o desenvolvimento dos filhotes. Além de identificar a necessidade de uma cesárea de emergência”, ressaltou o coordenador.

OS EXAMES NO HV-UEM

Conforme a médica veterinária residente, Dandara Mendes Gonçalves Soar, o HV-UEM é aberto a toda comunidade e o tutor pode chegar para consultas com a queixa de alteração ou encaminhado por outra clínica veterinário de Umuarama ou região. Entretanto, devido a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de prevenção ao vírus, hoje o hospital atende apenas urgência e emergência.

“Hoje temos animais chegando para consulta de outros municípios, como Loanda, Cruzeiro do Oeste, Tapejara. Para isso, pedimos que o tutor tenha uma requisição do médico veterinário da sua cidade constando qual parte do animal precisa fazer o exame e também a suspeita”, orientou a residente.

UEM_RAIO_X_UMUARAMA

Dandara Mendes também explicou que o hospital tem capacidade para atender além dos animais de pequeno porte, os de grande porte. “Também atendemos animais de grande porte como os equinos. Temos toda estrutura para realizar o exame radiográfico e ultrassonográfico desses animais”, lembrou.

ORIENTAÇÃO AO TUTOR

Quando for prescrito um exame por imagem para seu PET, o tutor deve observar algumas orientações para facilitar e promover mais qualidade ao exame. Os veterinários do HV-UEM ressaltam que o animal precisa fazer jejum de alimento sólido de 8 a 12 horas, porém água pode ser à vontade. “Quando o tutor chegar com seu animalzinho ele deve ficar no colo para evitar que o PET urine antes do exame”, falou Dandara Mendes.

VALORES PARA OS CUSTOS

Mesmo sendo um hospital escola, o HV-UEM não recebe recursos para cobrir a manutenção do serviço dos exames laboratoriais, explicou o professor Oduvaldo Júnior. Desta forma, para continuar oferecendo os serviços para comunidade de Umuarama e região é preciso cobrar um valor para suprir os insumos utilizados nos exames, como também, o desgaste dos equipamentos. “O hospital veterinário da UEM tem um papel fundamental na comunidade de Umuarama, não só em relação a salvar vidas, mas também, na formação de médicos qualificados. Hoje são cerca de 200 alunos que passa pela residência do HV-UEM”, alertou.

MEDICINA_VETERINARIA_UEM_UMUARAMA