Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Se o Presidente me ouvisse…

30/10/2018 07H30

Não importa se votei ou não no senhor. O que importa é que agora o senhor é o Presidente do meu país e estarei torcendo que consiga fazer o melhor governo. Isso será bom para todos nós. Mas, estou apreensivo porque há muito que o que fazer. Então, escute a minha apreensão.

Permita, que diga algumas coisas como reles cidadão. O que vou dizer pode não lhe agradar, mas é fruto das convicções que formei em mourejados anos de experiência, leituras e reflexões. São convicções que formei e carrego em roupa de princípios e forma de ver o mundo que me cerca, coisa que os alemães denominariam de “Welt anschaung”. Vamos lá:

O tempo das promessas passou. Então, leia tudo sobre Alexandre Magno e outros bons governantes e comece unindo o país. Seja humilde e estenda as mãos aos contrários porque agora estamos todos no mesmo barco que precisa atravessar o oceano de problemas que aflige os embarcados. Dialogue e não imponha. O eu terminou e começa o nós. Unidos, é preciso enxugar despesas supérfluas, cortar privilégios de civis e militares e manter o que de bom se conquistou até aqui. Nem falo que é preciso cultuar a honestidade como fundamento que isso nem virtude é. É obrigação.

Não venha com mais impostos que isso ninguém mais agüenta. Nem na indústria, nem na agricultura e nem no setor terciário dos serviços. Faça tudo o que puder para gerar emprego, trabalho e renda para os brasileiros. Sei que o nível de violência e criminalidade está nas nuvens. Mas, não procure combatê-lo só com armas. Leve a presença do Estado aos lugares onde ele não está. Nas comunidades faveladas, nos morros e nas periferias, por exemplo. Desemprego, fome e desocupação açulam a violência. Ainda que a longo prazo, educação e ocupação decente são melhores que a repressão que só vai enxugar gelo. Ouvi falar em redução da idade penal para 16 anos. Não faça isso. Só vamos encher cadeias superlotadas e filiar mais gente às facções criminosas que estão tomando conta de nossos presídios e masmorras.

Presidente, não se espelhe no grande chefe do Norte que debocha dos ambientalistas. Preserve programas que cuidem de matas e rios e combatam a poluição. Isso é essencial para a vida. Não duvido de suas boas intenções. Torço pelo senhor e pelo país. Isso lhe diria, se o Presidente me ouvisse…

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado.)