UMUARAMA
Campanha terá imunizantes contra covid e influenza, exames de glicose e atividades para as crianças
Na última semana foram aplicadas 78 vacinas contra covid-19 – 57 bivalentes, 13 primeiras doses, seis segundas doses e apenas duas terceiras doses –, uma baixa procura, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama. E é exatamente por isso que a Vigilância Epidemiológica junta-se à Vigilância Ambiental para oferecer imunizantes para todos os públicos em um evento agendado para o próximo sábado (18), das 8h às 12h, na Praça Arthur Thomas.
Rafaella Guedes de Lívio Naves, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, comenta que a procura pela dose bivalente nas unidades de saúde ‘até que foi em um número interessante’, porém, como para as outras doses a busca foi considerada abaixo do desejável, a diretoria da Secretaria Municipal de Saúde decidiu tomar algumas providências. “Entre elas veio a ideia de aproveitarmos as atividades preparadas para o Dia D da Dengue: unindo forças, seguramente vamos conseguir um grande público interessado tanto em cuidar da saúde de seus filhos e familiares, quanto da própria saúde”, pontuou.
Nos primeiros 13 dias de novembro, 93 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 – foram 60 mulheres, 27 homens e seis crianças. “Isso dá uma média de sete casos por dia, mas desde o final de outubro temos registrado uma média diária de 10, um número muito alto. Desta forma, estamos estimulando a população para que busque as unidades de saúde e agora que aproveitem essa campanha com horário alternativo sábado que vem”, indica Rafaella.
MAIS ATIVIDADES
O Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado em 18 de novembro, ganha atividades especiais coordenadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, com ações para conscientização da população sobre a importância de nunca deixar de lado os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Renata Ferreira, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, relata que haverá amostras dos trabalhos do setor, como as ovitrampas (espécie de armadilhas para atrair o Aedes), informações sobre bichos peçonhentos, educação em saúde, orquídeas e crotalárias, com distribuição de panfletos informativos. “Também teremos muitas atividades, como aferição de pressão e de glicose, para a criançada terá cama elástica, distribuição de pipoca e de sementes de crotalárias, além de orientações sobre a dengue”, detalha.
O diretor de Saúde, Franzimar de Morais, destaca que a intenção também é reforçar junto à população a importância do combate ao mosquito da dengue nas casas, estabelecimentos comerciais e demais logradouros para evitar uma escalada da doença. “Felizmente ainda com a dengue sob controle, sem estado de alerta, e é exatamente por isso que devemos realizar mais e mais campanha e juntos lutarmos contra o mosquito. A dengue mata, nunca é demais frisar isso: não é uma brincadeira”, advertiu.
No comando das ações, o secretário municipal da Saúde, Edson dos Santos Souza, informa que a intenção da atividade é evitar que a dengue se alastre pelo município. “Queremos assegurar que Umuarama não enfrente novamente uma epidemia da doença, como há poucos anos. Mas para isso é importante que todos façam sua parte, principalmente a população, cuidando da limpeza do quintal e eliminando recipientes que possam acumular água, inviabilizando os criadouros do mosquito”, orientou.
O “Dia D”, como é denominada a ação, tem parceria com o Tiro de Guerra 05.012 e a participação de alunos do curso de Técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Professora Ilda T. Kamal, professoras da instituição e voluntários do Comitê Municipal de Combate à Dengue.