Umuarama

PACIENTES ISOLADOS

Saúde de Umuarama monitora três casos de coronavírus na cidade

13/03/2020 07H00

Além do caso de um paciente que ficou isolado entre anteontem e ontem no Pronto Atendimento de Umuarama com suspeita de coronavírus, outros dois pacientes (um casal) estão em isolamento em casa há mais de uma semana na cidade. Eles voltaram de um cruzeiro com gripe forte, tiveram o material coletado pela 12ª Regional de Saúde e o laboratório oficial, o Lacen, informou que o resultado deve sair entre hoje e amanhã.

A reportagem do Ilustrado falou ontem por telefone com o casal (por precaução os nomes não serão divulgados no jornal) que está em isolamento na casa deles no centro de Umuarama. Eles participaram no começo do mês de um passeio de navio, onde estavam tripulantes e turistas de várias partes do mundo, por países da América do Sul e voltaram no dia 5. Logo em seguida apresentaram sintomas de gripe forte, foram atendidos em um hospital da cidade, e devido à semelhança com os sintomas do coronavírus, foram colocados em isolamento em casa passaram por coleta de material para exames em laboratório oficial. “Já faz uma semana que não podemos sair de casa, mas estamos sentindo melhora e acreditamos não ser a doença”, dizem.

Além disso, o casal reclamou da falta de atenção das autoridades da saúde pública. “Ninguém nos procurou para saber como estamos, se estamos isolados mesmos, se falta medicamentos”, dizem. A chefe da Regional de Saúde, Viviane Herrera, informou que o primeiro exame do caso deu negativo para coronavírus, mas aguarda o resultado do Lacen. E garante que todas as informações e atenção estão sendo dispensadas ao casal.

Terceiro caso

Sobre o terceiro caso suspeito, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia atendeu, no final da tarde de quarta-feira, 11, um paciente do sexo masculino, 52 anos, com síndrome gripal que comunicou ter chegado recentemente de uma viagem ao exterior.

Por precaução, e em atenção ao protocolo do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, ele foi colocado em isolamento e submetido a vários exames que apontaram resultados normais. Nesta quinta-feira, ele foi transferido para um hospital e submetido a tomografia, para dirimir suspeitas de infecção pelo Covid-19 (coronavírus), o que teria dado negativo. As últimas informações são que o quadro clínico dele é estável. O paciente trouxe um exame realizado na Espanha que deu negativo para coronavírus e até o momento exames têm dado resultados normais. Mesmo assim, permanecerá em observação e com acompanhamento clínico.

Segundo a secretária de Saúde, Cecília Cividini, não há nenhum motivo para alarme. “Devemos manter os cuidados preventivos, usar álcool gel e manter as mãos sempre limpas e manter os ambientes bem arejados. Neste caso, todas as medidas de segurança foram tomadas. Qualquer alteração no quadro será informada”, completou Cecília.