COVID-19
A notícia de dois suspeitos de coronavirus (COVID-19) em Cianorte, a 80 quilômetros de Umuarama, assustou muitos umuaramenses. Entretanto, o Secretaria de Saúde de Umuarama ressaltou que as equipes das Unidades de Saúde, Pronto Atendimento e Hospitais já receberem capacitação para o trato com a doença infeciosa. Até ontem, nenhum caso havia sido notificado em Umuarama.
Conforme a secretária de Saúde, Cecília Cividini, as equipes que atuam na saúde do município já passaram por capacitações e orientações na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). “Como é uma patologia infectocontagiosa da parte respiratória, já temos um protocolo a seguir. Porém, capacitações foram realizadas com foco no Covid-19. Estamos atentos e organizados para dar conta a respeito da doença”, ressaltou.
A orientação da secretária é para as pessoas que viajaram para outros países ou para aquelas que tiveram contato com pessoas que voltaram de viagem internacionais e apresentam sintomas da doença, procurem imediatamente as Unidades de Saúde ou Pronto Atendimento explicando a situação. “As equipes da Saúde estão preparadas para fazer a anamnese e os procedimentos em caso de suspeita”, informou.
Outra orientação da entrevistada para as pessoas com sintomas de qualquer doença infeciosa é proteger o próximo. “Se você está com uma gripe ou qualquer outra doença infeciosa a orientação e se proteger para não repassar essa doença para o outro. Use mascara, lave as mãos, evite locais aglomerados e fechados. Temo que ter essa consciência com o próximo”, alertou.
Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.
Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse, dificuldade para respirar.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.