Região

ANIVERSÁRIO

São Jorge do Patrocínio comemora 40 anos com futuro promissor

22/06/2021 11H41

São Jorge do Patrocínio é uma cidade modelo hoje na região de Umuarama

Um dos municípios que sempre serviu de referência para outras regiões, São Jorge do Patrocínio comemora hoje(22) 40 anos de emancipação política. O prefeito José Carlos Baraldi diz que, devido à pandemia do coronavírus, não haverá festas, mas o município tem motivos para comemorar as suas quatro décadas. “Temos um passado de orgulho, um trabalho de dedicação atualmente e um futuro próspero”, comentou.

Baraldi diz que a união no município está sendo fundamental para lutar contra a pandemia e realizar obras e serviços estruturantes para quando acabar a pandemia o município crescer ainda mais. Ele destaca o trabalho do vice-prefeito Ronaldo Tinti, vereadores e servidores em geral que não medem esforços para fazer dessa, uma das melhores gestões. “Com isso, toda a comunidade tem a ganhar”.

A história

A história mostra que os primeiros colonos chegaram na região em meados de 1960, a uma localidade denominada Gleba São Jorge. Em 1977 foi criado o Distrito de São Jorge, época em que o Pe. Ernesto Pereira chegou à região, onde liderou diversas ações comunitárias, entre elas, a fundação do Centro Comunitário de Apoio ao Menor, hoje batizado como Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pe. Ernesto Pereira.

Os movimentos liderados pelo religioso e outras lideranças deram início ao processo de emancipação do distrito, o que ocorreu em 22 de junho de 1981, sendo rebatizado como São Jorge do Patrocínio, devido à estrada Patrocínio, principal via de acesso ao Rio Paraná, que banha suas várzeas, onde hoje se localiza o Parque Nacional de Ilha Grande.

De lá para cá, o município foi se estruturando e chegou a ser modelo de gestão pública eficiente. Chegou a enfrentar alguns problemas, mas se supera e a gestão atual mantém o município nos eixos e no caminho do desenvolvimento com transparência no trato do dinheiro público, uma equipe atuante, boa relação com os governos estadual e federal e parcerias com deputados estaduais e federais que resultam em investimentos no município.

O prefeito Baraldi afirma que a gestão atual, envolvendo Executivo e Legislativo, busca recursos e executa obras em todos os setores, desde o embelezamento da cidade, ampliação da frota municipal, recuperação de estradas rurais, escolas e outras. “Procuramos administrar para todos”, diz.

A Câmara Municipal

Eldimar Messias Lopes, o Dimas (Presidente)

Valdir Spanhol

Paulo Sérgio Arias, Paulinho

Claudinei da Silva, Nego Boiadeiro

Ailton Souto Campos, Picareta

Lucilene de Melo Bonato, Salene da Saúde

Iago dos Santos

Cleonice Aparecida Rotta Bastidas

Aparecido Rosemiro da Silva, Cido Piramboia