Política

Coligação Umuarama da Gente

Sandro Gregório e Marcão do Kaskata propõem um governo que atenda a todos

19/10/2020 17H53

Candidato a prefeito Sandro Gregório e a vice Marcão do Kaskata

O candidato a prefeito de Umuarama, Sandro Gregório (PP), e o candidato a vice Marcos Aurélio Jorge Pellarigo (Republicanos), o Marcão do Kaskata, focam o plano de governo da coligação “Umuarama da Gente” na participação popular com a marcado “governar para o povo”. Dentro dessa linha de pensamento, eles afirmam que a administração pública só tem sentido quando é feita para todos. “Precisamos dar mais atenção aos nossos empresários, aos nossos produtores rurais, aos trabalhadores em geral, àquelas pessoas que mais precisam do poder público. Por isso, vamos governar para todos”, dizem os candidatos.

Eles destacam que são inúmeras e divergentes temáticas municipais que devem ser contempladas quando se pensa em desenvolvimento local e regional dos municípios, como por exemplo: agricultura, ciência e tecnologia, indústria, comércio, serviços, turismo, cultura, educação, esporte, habitação, lazer, meio ambiente, saúde, segurança, setor social, transporte, etc.

A Gestão tem como proposta principal formar um grande conselho administrativo com especialistas em várias áreas para auxiliar na administração na tomada de decisões. Tem também como prioridade a construção de casas populares para atender a população carente do município.

Quando se discute aberta e com a participação da sociedade essas temáticas municipais observa-se na prática da gestão municipal que um grande número de municípios está passando por desafios políticos, sociais, ambientais, financeiros e na sua forma de gestão. Isso requer a aproximação e equalização dos interesses pessoais e coletivos, sejam públicos ou privados. Do ponto de vista dos valores positivos e das intenções coletivas, isso não é ruim para os municípios. Mas devem ser levados em consideração outros fatores operacionais e estratégicos do município, lembrando principalmente que o foco é o cidadão – e não somente a remuneração dos políticos ou o lucro das organizações.

No meio desses interesses está o munícipe (ou cidadão), que deve ser respeitado e priorizado. “Diante dessa situação, elaboramos um plano de governo coerente e possível de ser executado na nossa gestão”, dizem. Confira a seguir alguns dos tópicos do referido plano:

INVESTIMENTO NA SAÚDE

A meta é ampliar a medicina preventiva nas comunidades, implantar ou a ampliar o Programa Saúde Bucal, disponibilizar para a Farmácia Básica Municipal a quantidade de itens suficientes para o atendimento básico da população, credenciar farmácias para atender as demandas dos pacientes atendidos pela rede SUS, ampliar e intensificar o Programa de Educação em Saúde, ampliar o atendimento de exames laboratoriais mensal, e também os encaminhamentos para atendimentos de alta complexidade, melhorar os espaços nos postos de saúde, contratar mais médicos para atendimentos especializados, readequar e melhorar o sistema de agendamento de consultas, criar ou ampliar programa para reduzir a mortalidade infantil.

Investir em aparelhos de exames, adequar, informatizar e melhorar, construir ou ampliar os postos de saúde dos bairros e nos distritos de: Lovat, Roberto Silveira, Santa Eliza, Serra dos Dourados, Vila Nova União e Nova Jerusalém, contratar mais profissionais de enfermagem, criar o posto de saúde do trabalhador para atender em horário estendido e ampliar o número de academias da saúde, entre outras ações.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Outra prioridade da gestão Sandro e Marcão está na Educação com propostas para incentivar e ampliar a capacitação continuada dos professores, adequar a quantidade de profissionais como psicólogos, pedagogos, nutricionistas, orientadores, educacionais, e fonoaudiólogos a serviço da educação, criar e apoiar projetos nas áreas de saúde, meio ambiente, agricultura, assistência à família e trânsito, cidadania entre outros.

Também é meta equipar as escolas municipais com laboratório de informática conectado à internet, sala de vídeo, quadra de esporte, biblioteca, parque infantil adequado, brinquedoteca, sala de informática para os professores, firmar parcerias para a instalação de climatizadores nas escolas, sala apropriada para o ensino a distância, adquirir novos equipamentos para todas as escolas municipais e materiais didáticos-pedagógicos, como: notebook, data show, jogos educativos, entre outros, implantar a disciplina de empreendedorismo em todas as séries do ensino fundamental, ter aulas de música em escolas municipais, fortalecer o Centro Tecnológico Educacional, implantar uma escola cívico militar, curso pré-vestibular gratuito para jovens carentes, criar o Programa Escola Aberta, Xadrez na Escola, ampliar o horário e criar novos CMEIS, entre outros.

APOIO NA CULTURA E ESPORTE

Nestes setores a intenção é contratar profissionais para ministrar aulas de música, capoeira, teatro, incentivo à leitura, etc., realizar apresentação teatral para crianças jovens e adultos, promover noites culturais com talentos locais, apoiar a formação de um coral municipal, implantar programa de valorização da cultura, levar a cultura aos bairros, criação do Museu Municipal, reativar a Banda Municipal, a Orquestra Viola Caipira, a Fanfara Municipal, criação do Programa Cinema Itinerante nos bairros.

ESPORTE – Entendendo o esporte como saúde, a proposta da coligação é contratar mais profissionais de Educação Física, implantar Academia da Terceira Idade, construção de campo de bocha e/ou malha nas praças, iluminar as praças, melhorar o estádio Lúcio Pepino, contratar estagiárias em várias modalidades, investir no departamento de esporte, estruturar, o Bosque do Índio, incentivar o futebol profissional e outros esportes, investir nos atletas umuaramenses e criar o Programa Bolsa

ASSISTÊNCIA SOCIAL E LAZER

Inserir cursos profissionalizantes nos programas de assistência social e, ao invés de dar o peixe, vamos ensinar a pescar, reforçar e melhorar o CRAS, acompanhar os Programas do Governo Federal e Estadual, reforçar a utilização das estruturas existentes para o atendimento de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos no contra turno escolar, melhorar o Programa Adolescente Aprendiz, implantar e ampliar o Programa Pró Jovem, firmar parcerias para realizar atividades que proporcionem a melhoria da qualidade de vida, fortalecer o trabalho das APMIs, revitalizar a Terceira Idade com atividades diversas, fortalecer a Associação dos Artesãos, fazer parceria com a pastoral Familiar, ampliar convênios com entidades locais, ampliar os cursos profissionalizantes, respeito aos servidores públicos, ampliar os parquinhos infantis e criação Fundo Social Municipal.

INFRA ESTRUTURA

Fazer investimentos em infraestrutura visando a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda da população está no plano da coligação que propõe: fazer o reparo e conservação de pontes, estradas rurais, construir poços artesianos, pavimentar ruas dos bairros, instalar mais um parque industrial, assessorar as Associações de Bairros, ampliar as galerias pluviais, melhorar as calçadas, ampliar a garagem do pátio rodoviário, melhorar a acessibilidade, levar sinal de Internet Wi Fi para todos os bairros, pavimentar estradas rurais, renovar a frota de veículos e construção de refeitório no pátio municipal para atender aos servidores públicos.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Incentivar a produção de alimentos através da agricultura familiar, apoiar as associações de produtores rurais, investir na patrulha mecanizada, fortalecer o cooperativismo, apoiar os produtores que desejarem industrializar seus próprios produtos, implementar o Plano de Desenvolvimento Agropecuário de Umuarama, fortalecer o Programa de Inseminação Artificial – PIA implantar um centro de transferência de embrião, incentivar a agricultura urbana com hortas em terrenos baldios, fortalecer a Feira Agroecológica FAISCA, garantir espaços adequados para as feiras do produtor, entre outras.

E MAIS

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO:

Apoiar o parque industrial, incentivar as empresas, fortalecer o projeto de Incubadoras e Condomínios para empresas, fortalecer o Fundo de Desenvolvimento Municipal, implantar o Projeto Polo de Turismo, pôr em atividade o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o apoio à Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama – ACIU e o Conselho do Jovem Empresário – CONJOVE, criar uma escola da indústria e comércio, criar a Cooperativa do Artesanato; criar a Cooperativa da Terceira Idade e reestruturar o Programa Primeiro Emprego.

SEGURANÇA PÚBLICA

Viabilizar o programa Paraná Seguro, buscar uma Delegacia da Polícia Federal, instalar um Centro de Monitoramento com Câmeras de Vigilância, contratar Guardas Municipais etc.

INVESTIR NA MOBILIDADE URBANA E NO TRANSPORTE PÚBLICO;

INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

ENTRE OUTRAS PROPOSTAS

CONCLUSÃO

Como cidadão, peço que todos os umuaramenses reflitam sobre a importância de um plano de governo que possa ir além dos quatro anos de uma gestão e que também contemplem inúmeras e divergentes temáticas municipal para que se possa pensar estrategicamente, agir operacionalmente e administrar competentemente o município de Umuarama. Desse modo, vamos efetivamente contribuir para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Diante disso, proponho elaborar um planejamento estratégico do município para mais de quatro anos.