SAÚDE
O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP) — SAMU Noroeste — recebeu, nesta segunda-feira (28), 25 novas ambulâncias destinadas à renovação de sua frota. A cerimônia de entrega foi realizada no Centro de Eventos Alexandre Ceranto, em Umuarama, e contou com a presença de diversas autoridades municipais, regionais e federais.
Participaram da solenidade o presidente do CIUENP e prefeito de Cianorte, Marco Antonio Franzato, a vice-prefeita de Umuarama, Márcia Bononi, a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, e o deputado federal Zeca Dirceu, entre outras lideranças. Após a entrega, as ambulâncias desfilaram pelas principais avenidas da cidade — Tiradentes, Paraná e Brasil — em um ato simbólico de apresentação dos novos veículos à população.
O CIUENP é um consórcio público que coordena o serviço de atendimento de urgência e emergência do SAMU 192, atendendo aproximadamente 1,2 milhão de habitantes em 101 municípios da região Noroeste do Paraná. Desde sua fundação, em 22 de novembro de 2013, a instituição vem ampliando a qualidade e a eficiência do atendimento pré-hospitalar, operando 24 horas por dia com uma estrutura composta por uma Central de Regulação e 23 bases descentralizadas.
Atualmente, o SAMU Noroeste conta com 29 ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB) e 7 de Unidade de Suporte Avançado (USA), equipadas como UTIs móveis. A nova frota vem substituir veículos cuja última renovação ocorreu em 2019.
As 25 novas ambulâncias foram distribuídas entre quatro regionais de atendimento:
A Regional de Ivaiporã não foi contemplada nesta etapa, uma vez que sua frota já foi renovada em 2021. Ao todo, 18 municípios que abrigam bases do SAMU 192 serão beneficiados diretamente com os novos veículos.
Durante seu pronunciamento, o presidente do CIUENP, Marco Antonio Franzato, destacou a importância do reforço na frota: “Cada ambulância entregue hoje representa mais do que um novo equipamento — representa eficiência, agilidade e cuidado com a vida. É a reafirmação do compromisso com a população e com a valorização de um serviço essencial.”
Franzato também agradeceu aos prefeitos dos 101 municípios consorciados pelo apoio contínuo e pela parceria que tornam possível a manutenção e o fortalecimento do serviço: “Esta conquista é de todos nós que acreditamos na saúde pública como um direito fundamental.”
O presidente do CIUENP ainda informou que o investimento nas novas ambulâncias foi viabilizado pelo Ministério da Saúde, via Governo Federal. ” Isso representa um importante avanço na busca por um atendimento móvel de urgência cada vez mais qualificado e eficiente para toda a população do Noroeste paranaense”, finalizou.
Reportagem: Daniel Oliveira/Umuarama Ilustrado com informações do CIUENP