Umuarama

Contran

Saiba quando você deve mudar para as novas placas do Mercosul

06/02/2019 12H00

placas-mercosul-umuarama

Mesmo com a nova placa Mercosul tendo sua implementação adiada para 30 de junho deste ano, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Paraná já adotou o sistema. No entanto, quem não pretende trocar de carro ou se mudar para outro município, não precisa realizar a troca. Segundo o Contran, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do País.

Em Umuarama as empresas de emplacamento ressaltam, que os motoristas ainda estão com dúvidas de quanto instalar a nova placa. Por isso, o Umuarama Ilustrado traz algumas informações de quando colocar a nova placa Mercosul.

Segundo o Contran, não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. O que quer dizer que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.

Entretanto se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para efetuar o emplacamento.

Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual. Situação, que segundo o Contran geraria economia para os motoristas.

Segundo não tem como fazer outra placa, só tem Mercosul. A maior reclamação é o valor, que saiu de 140 para 250 reais. “Muitas pessoas ainda estão com dúvidas da nova placa. Quando chegam para realizar o emplacamento e se deparam com o novo valor e acabam reclamando, pois a de carro subiu de R$ 140,00 para R$ 250,00”, disse funcionário de uma empresa de placas, Tiago Teixeira.

Placa não cabe?

A resolução estabelece ainda que, quando a placa não couber no receptáculo a ela destinado no veículo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderá autorizar a redução de até 15% no tamanho, preservando as posições onde estão estampados o QR Code e distintivo BR.

Formato

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Quando devo mudar a placa do veículo?

  • Primeiro emplacamento;
  • Aquisição de veículo;
  • Aquisição de veículo com troca de município;
  • Alteração de dados com complementação de placa;
  • Mudança de município;
  • Registro de outro Estado;
  • Troca de categorias;
  • E outros processos que necessitem a substituição de placas.