Umuarama

Trânsito

Ruas ganharão “anjinhos” para alertar os motoristas, sem emissão de multa

03/04/2019 17H43

O trânsito de Umuarama receberá uma série de investimentos nos próximos meses, visando reduzir o número de acidentes e desta forma a grave estatística que vem se construindo desde o início do ano: entre janeiro e março de 2019, sete pessoas já perderam a vida nas ruas e avenidas da cidade. O número é alarmante, segundo as autoridades, porque em todo o ano passado foram registradas cinco mortes no trânsito.

Em reuniões periódicas realizadas com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), para avaliar as ocorrências e traçar estratégicas de ações, apurou-se que a maioria dos acidentes graves tem sido provocados por excesso de velocidade, embriaguez e desrespeito à sinalização/ normas de trânsito.

“Esse número de mortes é inaceitável. Apesar de o poder público fazer a sua parte, sinalizando as vias públicas e orientando os motoristas, através de diversas campanhas, o índice de acidentes ainda é alto e exige medidas enérgicas”, disse o prefeito Celso Pozzobom. Por isso, a Umutrans vem investindo de forma constante em melhorias na sinalização, modernização dos semáforos e em breve implantará dez unidades do equipamento educativo de fiscalização eletrônica de velocidade (conhecido como ‘anjinho’) e fiscalização por radar estático e móvel.

Os “anjinhos” ocuparão estrutura semelhante a um semáforo em pontos de saída da cidade e não emitirão notificações. “A finalidade é alertar o motorista sobre a velocidade que ele está praticando e, desta forma, motivá-lo a mudar de comportamento antes que provoque acidente”, apontou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Pifer. O equipamento já foi licitado pelo município.

As unidades serão instaladas em hastes de semáforo (sobre a pista) nas avenidas Tiradentes (sentido viaduto), Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (sentido PR-323 e sentido centro), Ivo Shizuo Sooma (sentido Sonho Meu), Pedromiro José Fernandes (Jabuticabeiras, sentido centro), Portugal (sentido centro), Ariovaldo Rodrigues de Moraes (sentido PR-323) e Av. Paraná (Lago Aratimbó) e nas ruas Ministro Oliveira Salazar e Doutor Camargo (centro).

O ‘anjinho’ vai alertar o motorista com a palavra ‘perigo’ em vermelho, quando ele exceder o limite de velocidade da via pública, emitir ‘alerta’ em amarelo quando estiver próximo do limite e ‘parabéns’ em verde para quem trafegar abaixo da velocidade estabelecida para o referido trecho. O equipamento é dotado de câmeras integradas à Secretaria de Estado da Segurança Pública para emitir alertas à Guarda Municipal e Polícia Militar quando flagrar – por meio de leitor de placas OCR – a passagem de veículos com registro de furto ou roubo.

Outra medida a ser implantada nos próximos meses é a fiscalização com radar, para conter o excesso de velocidade. Dois aparelhos serão alugados pela Umutrans para fiscalização em vias de grande movimento que registram alto índice de acidentes. A licitação ocorreu nesta quarta-feira, 3, e a empresa vencedora apresentou o equipamento – conforme exigência do edital – a inspetores e guardas municipais na parte da tarde, na Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes (sem registro de notificações).

Tanto a licitação como a apresentação do equipamento que será usado na fiscalização foram acompanhadas por um representante do Observatório Social de Umuarama, Antônio Livoni. Essas medidas, aliadas às campanhas que a Umutrans realiza, a Escolinha de Trânsito, semáforos com fiscalização eletrônica de avanço de sinal e parada na faixa de pedestres, aliado ao apoio da imprensa nas orientações, visam educar os motoristas e reduzir os riscos no trânsito.

“Não podemos aceitar que tantas pessoas percam a vida nas nossas ruas devido à imprudência de alguns no trânsito. Contamos com a compreensão da população pois estamos trabalhando para dar mais segurança a todos. Os bons motoristas não têm nada a temer”, completou o prefeito Celso Pozzobom.