UMUARAMA
Muita alegria, muita adrenalina! Sinônimo de tradição e emoção, o rodeio da Expo Umuarama deste ano confirmou a confiança dos apaixonados por essa tradição country, se reafirmando como um dos melhores e mais disputados do Paraná. Milhares assistiram à peleja, que colocou na arena peões estrelas de diversas cidades do Brasil; a final aconteceu neste domingo, 23.
Dois paulistas levaram os prêmios das primeiras colocações: em touro, Edevaldo Ferreira, de Andradina; e em cavalo [cutiano], Antônio Custódio, de Fernandópolis. Umuarama foi bem representada: Luiz Gustavo Galvani obteve a terceira colocação, em touro.
Foram cinco noites de euforia, quatro delas com entrada gratuita. Participaram atletas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Acre, Pará e Mato Grosso do Sul, além dos paranaenses, classificados no ‘Rodeio Noroeste’ [regional], na segunda, 17, e na terça, 18; e no ‘Rodeio Show Nacional’, na quarta, 19, e quinta, 20.
Como sempre, para ambos, os organizadores convidaram excelentes narradores e comentaristas: o famoso Almir Cambra e Umberto Júnior, Tiago Arantes e Douglas Joan, respectivamente.
“Eles foram ótimos! Um rodeio sem um bom narrador perde metade da emoção! Ele é a voz que transforma cada montaria em um espetáculo, faz o público vibrar… E como o público de Umuarama e região vibrou nesses dias!”, exclama o diretor de rodeio da Sociedade Rural de Umuarama, Cleisson Celestino.
Ele destaca o fato de o rodeio da Expo Umuarama atrair atletas de “alto gabarito”, mas também de dar chance para os da região mostrarem suas habilidades: “A cada ano, nossa etapa regional está mais concorrida”, diz, lembrando que o evento reuniu peões de mais de dez municípios da vizinhança. “A gente torce e trabalha para Umuarama se destacar nesse esporte”, assegura.
Entre os momentos que a emoção foi lá em cima destacam-se a entrada das bandeiras – um desfile belíssimo, em cavalos palominos, com ‘maquiagem’ e acessórios em tons dourados; e o show piromusical, que encantou o público.
A premiação foi em dinheiro: R$ 37 mil divididos entre melhores em touro e R$ 11,5 mil em cavalo.
O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, prestigiou a final. Em seu pronunciamento, ele enalteceu a liderança da Expo Umuarama nesse esporte tão reverenciado no Brasil.
“O rodeio foi excepcional e reafirmou o status que conquistamos de estarmos entre os melhores do Estado; isso é motivo de orgulho!… Nessa Expo Umuarama podemos dizer que foram noites não só de diversão, mas também de valorização de uma tradição que une campo e a cidade… Foi uma celebração!”, disse.
Segundo ele, o sucesso desse rodeio deixa uma marca indelével na história da cidade: “Dos competidores aos espectadores, todos testemunharam um espetáculo que não só honrou as raízes do rodeio, mas também prometeram um futuro vibrante para esta tradição tão amada!”.