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Revitalização da Estrada da Boiadeira, marco da região Noroeste, atinge 99,8%

03/03/2023 09H33

Jornal Ilustrado - Revitalização da Estrada da Boiadeira, marco da região Noroeste, atinge 99,8%

A pavimentação e restauração do 1 lote da Estrada da Boiadeira (BR-487), entre Icaraíma e Umuarama, está próximo da sua conclusão. A obra é considerada um dos mais importantes projetos rodoviários do Paraná e foi viabilizada em um acordo costurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com o governo federal e a Itaipu Binacional.

Conforme assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) para concluir a obra restam apenas a implantação dos últimos dispositivos de drenagem e o serviço de proteção vegetal. Os serviços englobam o plantio de árvores e hidrossemeadura através do jateamento de sementes para garantir a vegetação natural no entorno da rodovia.

A revitalização da Boiadeira tem o seu início na divisa com o Mato Grosso do Sul, em Icaraíma (distrito de Porto Camargo), e vai até Umuarama (distrito de Serra dos Dourados). O trecho tem 46,91 quilômetros de extensão, sendo 13,3 km de restauração entre Porto Camargo e Icaraíma, e novo pavimento de Icaraíma até Serra dos Dourados, com direito à sinalização, contornos e nove viadutos para facilitar os acessos aos perímetros urbanos.

A Estrada Boiadeira ligará o Noroeste do Paraná ao Mato Grosso do Sul, mais especificamente ao município de Porto Murtinho. É nesta rota em que está localizado o projeto rodoviário do Corredor Bioceânico, sonho antigo dos países do Mercosul e que é discutido há décadas. O plano é ligar os oceanos Atlântico e Pacífico através de um corredor rodoviário, desde os portos brasileiros de Paranaguá e Santos, aos portos do norte do Chile, atravessando também o Paraguai e a Argentina.

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INVESTIMENTOS

A modernização da Boiadeira facilitará, agilizar e baratear a ligação do Paraná com o Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores do agronegócio do Brasil. Até o momento, foram investidos R$ 281 milhões, com recursos bancados pela Itaipu. As obras atingiram 99,8% de conclusão, segundo o DER/PR.

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ICARAÍMA

O prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira, ressaltou que a pavimentação da Estrada Boiadeira era um sonho de 50 anos e com a conclusão a via vira um corredor de desenvolvimento para a região. “Agora temos uma via moderna e segura para a população se deslocar para os demais centros. A conclusão da obra gera uma economia de 20 km e também abre as portas para o turismo de Icaraíma. Muitas pessoas estão investindo no Porto Camargo, como também o governo estadual que tem um investimento de R$ 18 milhões e que estão sendo utilizados para atrair os turistas para as belezas naturais do Rio Paraná”, disse.

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O prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira, com o diretor do jornal Umuarama Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho

DIVISÃO POR LOTES

A Boiadeira foi dividida em três lotes e as obras atuais fazem parte do chamado Lote 1. O DNIT está encaminhando o chamamento da empresa que venceu a licitação do Lote 2, entre a Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste. Serão 37 quilômetros de obras, passando pela localidade de Lovat e coexistindo com a PR-323. Essas conexões alcançam o Lote 3, o primeiro a sair do papel, em 2013, entre Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão.

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